Como as temperaturas elevadas seguem esta semana e devem continuar na próxima, a população deve economizar água em Blumenau. A falta de água continua a prejudicar o bairro Velha Grande, nos morros Dona Edith e da Figueira. Os dois pontos são os mais críticos em relação ao abastecimento.
Continua depois da publicidade
De acordo com o diretor de Operações do Samae, Maurício Carvalho Laus, o consumo de água está elevado em todo o município e nesses morros o abastecimento está sendo feito com caminhão-pipa. Ele afirma que a autarquia tem apenas um caminhão-pipa que está revezando a distribuição de casa em casa, já que a água não chega ao topo do morro.
– Estamos fazendo manobras técnicas até conseguir normalizar o abastecimento. Há morros em que o acesso é difícil e por isso demora mais para chegar – explica Laus.
Ele garante ainda que não há problemas de captação, já que a água vem do Rio Itajaí-Açu e o nível está normal. Os problemas encontram-se no tratamento e distribuição, uma vez que o consumo aumenta em função do calor.
– Não damos conta de produzir água para todo mundo. A população deve evitar consumo excessivo.
Continua depois da publicidade
Segundo ele, o bairro mais atingido é a Velha Grande. Há problemas também na região da Itoupava Central e da Itoupavazinha.