O mês de fevereiro em Santa Catarina deve apresentar temperaturas tão elevadas quanto as de janeiro. Na primeira semana, a previsão é de 38°C no Sul do Estado e no Vale do Itajaí, segundo o meteorologista do Grupo RBS Leandro Puchalski. Duas fortes ondas de calor influenciaram o Estado, desde 25 de dezembro. Em anos anteriores, tais ondas permaneciam por um período breve e eram intercaladas por dias de temperaturas mais amenas.

Continua depois da publicidade

::: Leandro Puchalski: entenda o calor histórico em SC

::: Verão tem recorde em médias de altas temperaturas

– As ondas de calor são normais durante o verão, especialmente nos meses de janeiro e fevereiro. O que chama atenção é a persistência, as temperaturas altas estão se prolongando por muito tempo – comenta a meteorologista da Epagri/Ciram Gilsânia Cruz.

Este calor intenso está sendo causado por um bloqueio na atmosfera. Com isso, de acordo com a Epagri/Ciram, muda o padrão de escoamento do vento e as frentes frias chegam à Argentina, Uruguai e no máximo ao sul do Rio Grande do Sul e vão para o oceano Atlântico Sul. Assim, uma massa de ar quente e mais seco, com pouca chuva e temperaturas altas deve chegar a Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Depois de um janeiro de calor histórico, fevereiro deve ter a primeira quinzena com máximas e médias acima do normal. Em Florianópolis, de acordo com informações do mesmo órgão, desde 1995 não fazia tanto calor, chegando aos 32,7°C. O início de fevereiro terá temperaturas elevadas em todas as regiões do Estado. As mais altas, entre 35ºC e 38ºC, continuam sendo registradas no Oeste, Litoral Sul, Litoral Norte e Vale do Itajaí.

O forte calor está previsto para a próxima semana também. O monitoramento da Epagri aponta que nos últimos 30 anos, o calor mais intenso, de 40,8°C foi verificado em Blumenau, em 4 de fevereiro de 2010. Neste mesmo dia, Indaial marcou 40,6°C e em Joinville foram 39°C. Em 1992, em Itajaí, foram 37°C em 22 de fevereiro.

Confira dicas para os dias de calorão: