Um marco para a educação de Blumenau. Foi assim que professores e especialistas avaliaram o lançamento do documento base do Plano Municipal de Educação. As 308 estratégias do plano foram elaboradas com base no Plano Nacional de Educação e alinhadas às necessidades do município e estão disponíveis para consulta pública até 10 de maio.
Continua depois da publicidade
::: Confira o gráfico que mostra todas as metas para Blumenau e o que já foi feito até agora
::: Blumenau pretende erradicar o analfabetismo nos próximos 10 anos
O documento é fruto do artigo 8 da Lei 13.005, de junho de 2014, que exige que municípios apresentem planos até 25 de junho. A versão preliminar foi elaborada pela Comissão Técnica Municipal formada por representantes da Secretaria de Educação, Gerência Regional, Conselho Municipal e Fórum Municipal de Educação.
Continua depois da publicidade
Com algumas metas mais ousadas do que as propostas na versão nacional do documento – como o objetivo do município em que 65% das escolas devem oferecer educação em tempo integral, enquanto a meta nacional é de 50% -, Blumenau enfrentará alguns desafios pela frente para assegurar este padrão de qualidade na educação. Atrair os jovens à escola e garantir recursos financeiros são alguns dos entraves para atingir as metas propostas pelo plano até 2025.
– É preciso lembrar que o plano deve estar articulado com o Estado e a União e que é necessário haver uma equidade na distribuição de recursos, caso contrário não há como o município avançar – avalia a secretária municipal de Educação, Helenice Luchetta.
A professora Rita Rausch, diretora do Centro de Ciências da Educação, Artes e Letras da Furb, explica que para assegurar o cumprimento das metas é necessário investir na infraestrutura das escolas, na prática pedagógica inovadora e na valorização dos professores. Este último item, inclusive, compreende cinco das 20 metas propostas no documento preliminar:
Continua depois da publicidade
– A valorização e formação desses profissionais são o cerne para que as outras metas se desencadeiem e para que o plano ocorra de verdade. A carreira não é atrativa. Temos que começar a mexer nesta questão.
Para participar da elaboração do documento, a Secretaria de Educação aguarda contribuições da comunidade por meio do site da prefeitura.