Informar-se é um direito e também um dever do eleitor. Se por um lado a propaganda obrigatória traz o básico que todo cidadão precisa saber sobre os candidatos, ela não revela muito do que está além das propostas de governo _ e, quando o faz, é não raro para promover a troca de acusações que busca muito mais desqualificar o oponente do que propriamente informar.

Continua depois da publicidade

A importância do voto é tema de campanha lançada por DC e OAB-SC

Vote Consciente: acompanha todas as notícias sobre o tema

Campanha Vote Consciente: confira o vídeo oficial

Continua depois da publicidade

O que pensa o eleitor de SC sobre política e eleições

— É importante conhecer o passado e os valores de candidatos e partidos e verificar se o que é apresentado na propaganda está de fato de acordo com a prática ou se são discursos vazios — esclarece o advogado e conselheiro da OAB em Santa Catarina José Sérgio da Silva Cristóvam.

Cabe ao eleitor ir atrás de dados complementares sobre aqueles que disputam seu voto, antes de decidir. Veja os caminhos que podem ajudar você a conhecer melhor os candidatos:

Facebook

Na fanpage ou perfil pessoal do candidato é possível verificar que tipo de conteúdo ele está compartilhando ou endossando,e se está de acordo com os princípios que ele veicula em sua propaganda. Além disso, verifique se as opiniões dele estão de acordo com o que você pensa ser o melhor para sua cidade.

Continua depois da publicidade

Twitter

Verifique tanto o perfil do candidato (caso ele tenha um) quanto o nome dele na busca geral da rede. Utilize também as hashtags para ver o que as pessoas estão falando sobre política e eleições em todo o país. Exemplo:#fichalimpa #eleições2016 #voteconsciente

Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

Além de ter acesso aos seus dados como eleitor (título,zona, seção, endereço devotação etc.), no site do Tribunal Superior Eleitoral também é possível consultar toda a legislação eleitoral, incluindo a documentação que cada candidato precisa enviar no ato do registro de sua candidatura e aprestação de contas ao longo da campanha. Atenção: é possível consultar processos da Justiça Eleitoral no site do TSE.

Tribunal Regional Eleitoral (TRE)

Acesse todas as informações sobre as eleições no Estado: número de prefeitos e vereadores, teto de gastos de campanha para cada município e as declarações de patrimônio dos partidos ano a ano. São centenas de dados que podem ser combinados para ajudar o eleitor não apenas a conhecer melhor os candidatos, mas também a compreender melhor o processo eleitoral como um todo.

Continua depois da publicidade

Portais da transparência

Essa dica vale para os políticos que já ocupam cargos públicos ou para governos como um todo. Nesses sites é possível acompanhar as contas de cada órgão, discriminadas por setor, e ver onde cada centavo está sendo empregado.Toda prefeitura e Câmara de Vereadores deve ter seu próprio portal da transparência.

Partidos políticos

É importante conhecer a ideologia do partido que o seu candidato representa, pois são estas ideias que servirão como base para o programa de governo do prefeito ou vereador eleito. Você pode se informar pelos sites dos partidos ou indo diretamente aos comitês regionais.

ONGs

Algumas organizações não governamentais reúnem dados sobre candidatos, partidos, políticos eleitos e outros aspectos do processo eleitoral. O objetivo é reunir informações que muitas vezes estão dispersas em diferentes endereços da web. Algumas dessas ONGs também promovem investigações sobre irregularidades, como o Transparência Brasil, o MCCE, o MCE e o portal Contas Abertas.

Continua depois da publicidade