Conscientizar o eleitor sobre a importância do voto, instigar o cidadão a pesquisar o histórico do candidato antes de votar e mostrar as formas de acompanhar o mandato do político escolhido. Esses são os objetivos principais da campanha Vote Consciente, lançada na noite desta quarta-feira no Centrosul, em Florianópolis, e assinada pelo Diário Catarinense em parceria com a OAB de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

(Foto: Charles Guerra / Agencia RBS)

Confira o site da campanha Vote Consciente

Até a eleição, os catarinenses vão se deparar com conteúdos provocativos, mostrando a responsabilidade do eleitor em textos, imagens e eventos nas capitais regionais do Estado. A ideia surgiu após os resultados da pesquisa do Instituto Mapa, cujos resultados foram revelados em junho. Os dados mostraram que 30% do eleitorado catarinense não lembra em quem votou na última eleição e que 45% dos entrevistados não acompanha o trabalho dos políticos eleitos.

— Essa campanha é diferente de todas que acontecem antes dos pleitos, pois vai tirar o eleitor do pedestal e chamá-lo à responsabilidade. Vai dizer que, se quisermos, bons políticos, precisamos ter bons eleitores. Vivemos um momento de extrema dificuldade política e econômica no Brasil. Coincidentemente temos um pleito eleitoral se aproximando, que nesse contexto se torna mais importante. Não há como não levarmos o eleitor a uma reflexão – afirma o presidente da OAB SC, Paulo Brincas, que deu a largada à campanha durante o Congresso Brasileiro de Código de Processo Civil, no Centrosul.

Continua depois da publicidade

Assista o vídeo principal da campanha:

Vote Consciente

Um calendário de ações pretende mobilizar todas as regiões de Santa Catarina. Ainda nesta quinta-feira, durante o Jornal do Almoço (RBS TV), será lançado o VT oficial da campanha que tem a adesão de todos os veículos da RBS em Santa Catarina.

(Foto: Charles Guerra / Agencia RBS)

Para reforçar que o voto não pode ser encarado como mais uma obrigação porque ele é a principal arma de que dispomos para mudar o futuro, o assunto terá uma estratégia de comunicação específica, que estará no DC impresso e digital, na RBS TV, na CBN Diário, no Jornal de Santa Catarina e no A Notícia.

Pesquisa mostra características do eleitor catarinense

Moacir Pereira: estudo mostra um eleitor mais exigente

Rafael Martini: eleitor de SC é conservador, aponta pesquisa

— É muito fácil olharmos para Brasília e acharmos culpados. Mas a partir dos municípios e dos Estados fazemos a federação. Vamos aproveitar este ano de dificuldades e crises para termos oportunidade de darmos a nossa contribuição. – diz o diretor geral da RBS em Santa Catarina, Mário Neves.

Continua depois da publicidade

Entre os principais temas abordados pela campanha estão a importância de conhecer candidatos e propostas, a propaganda eleitoral como direito do cidadão e a conscientização sobre os riscos da compra e venda de votos – e como essa prática pode ser combatida. Além disso, com a proximidade das eleições municipais, os materiais também irão abordar as atribuições dos cargos de prefeito e vereador, e de que maneira o eleitor pode fiscalizar o mandato de ambos, seja com redes sociais, sites de transparência ou órgãos oficiais da Justiça Eleitoral.

Confira o vídeo que explica a campanha “Vote Consciente”

Conheça a campanha Vote Consciente