Para evitar transtornos e deslocamentos desnecessários, especialmente nos primeiros dias de atendimento após o fim da greve, o INSS orienta que os segurados busquem informações sobre os serviços disponíveis na Central 135 (ligação gratuita de telefone fixo e custo de ligação local na chamada de celular) e no www.previdencia.gov.br para agendar o atendimento antes de se dirigirem às agências.

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Não haverá prejuízo financeiro para os segurados: no momento da concessão do benefício, será considerada a data originalmente agendada como a data de entrada do requerimento, a partir de quando são gerados os efeitos financeiros.

O que pode ser feito sem sair de casa

Além de prestar informações sobre o atendimento, documentação necessária para requerer os benefícios e agendar os serviços nas Agências da Previdência Social, a Central 135 e o Portal da Previdência Social, também realizam vários serviços:

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– confirmação de agendamento marcado

– reagendamento de atendimento não realizado no período de greve

– inscrição como contribuinte da Previdência Social

– esclarecimentos de dúvidas sobre valor e contribuição do INSS

– atualização de endereço

– consulta sobre andamento de processos (pedidos iniciais, recursos e revisões)

– agendamento para solicitar benefícios (aposentadorias, pensões, auxílios-doença, salário-maternidade etc.)

– verificação de data de pagamento de benefícios

– consulta sobre andamento de processos de benefícios

– simulação de contagem de tempo de contribuição e de valor de aposentadorias (somente no site)

– marcação de data para Pedido de Prorrogação (PP) e de Pedido de Reconsideração (PR), referentes a auxílio-doença

– consulta de resultado de perícia médica (somente pelo telefone 135)

– emissão de carta de concessão e de memória de cálculo (somente no site)

– emissão de certidão para saque de PIS/Pasep/FGTS (apenas no site)

– extrato de valores de pagamento de benefícios (somente no site)

– cálculo de Guia da Previdência Social (GPS) em atraso (site) e atual (site e 135)

– extrato do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) (site)

Serviços que podem ser feitos em outros locais

– Extrato Previdenciário, com informações do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS) para correntistas do Banco do Brasil e da Caixa Econômica Federal (disponível nos terminais de autoatendimento desses bancos)

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– extrato de pagamento do benefício para obtenção de desconto ou gratuidade em viagem rodoviária (nos terminais de autoatendimento dos bancos pagadores de benefícios)