Tem de tudo um pouco entre os indicados ao Oscar 2013. ZH traz uma ficha resumida de cada uma das nove produções que concorrem a melhor filme, a principal categoria da premiação. Entre eles, estão os novos longas de dois dos três últimos diretores vencedores (Kathryn Bigelow, de Guerra ao Terror e, agora, A Hora Mais Escura; e Tom Hooper, de O Discurso do Rei e, agora, Os Miseráveis). Todos terão estreado no Brasil até 24 de fevereiro, data da entrega dos prêmios. Confira:
Continua depois da publicidade
As surpresas
O Lado Bom da Vida
– 8 indicações
– Estreia no Brasil: 1º de fevereiro.
Continua depois da publicidade
Diretor indicado antes por O Vencedor (2010), David O’Russell reuniu Bradley Cooper (de Se Beber, Não Case!) e Jennifer Lawrence (Inverno da Alma) numa comédia romântica de baixo orçamento na qual ambos interpretam dois jovens adultos com problemas mentais.
– 5 indicações:
– Em pré-estreia neste fim de semana em Porto Alegre, estreia no dia 18 de janeiro
Palma de Ouro em Cannes, o filme do austríaco nascido na Alemanha Michael Haneke (A Fita Branca) narra a convivência de um casal (Jean-Louis Trintignant e Emmanuelle Riva) após a constatação de doença degenerativa na mulher. Único filme não americano entre os nove indicados.
Indomável Sonhadora
– 4 indicações
– Estreia no Brasil: 22 de fevereiro
Filme de estreia de Benh Zeitlin, autor americano de curtas de carga social, narra as dificuldades de sobrevivência de uma menina de seis anos (Quvenzhané Wallis) que vive com o pai doente às margens de um rio, numa comunidade miserável que é inundada por uma tempestade.
As confirmações
– 12 indicações
– Estreia no Brasil: 25 de janeiro
Longa narra os últimos dias de vida do mais icônico e reverenciado dos presidentes americanos, destacando seu papel a favor da abolição da escravatura, é estrelado por um ator que nunca entrega menos do que um desempenho espetacular (Lewis ganhou dois Oscar em quatro indicações, por Meu Pé Esquerdo e Sangue Negro) e é dirigido Steven Spielberg.
Continua depois da publicidade
– Já está em cartaz
A aventura em 3D de Ang Lee (de O Segredo de Brokeback Mountain) sobre um menino indiano que atravessa o Atlântico num bote em companhia de um tigre (seus pais eram donos de um zoológico) é desde já uma forte candidata a diversos prêmios técnicos.
– Estreia no Brasil: 1º de fevereiro
Depois de ganhar o Oscar com O Discurso do Rei (2010), o diretor Tom Hooper assina esta grande produção adaptada do musical que, por sua vez, fora adaptado do clássico de Victor Hugo. Hugh Jackman, Russell Crowe e Anne Hathaway estão no elenco.
Argo
– 7 indicações
– Já passou pelo circuito brasileiro
O bom filme de ação do ator Ben Affleck, em seu terceiro longa como diretor (e sem a esperada indicação neste Oscar), narra a incrível fuga de seis diplomatas americanos da embaixada dos EUA no Irã ocupada por revolucionários seguidores do Aiatolá Khomeini em 1979.
– 5 indicações
– Estreia no Brasil: 18 de janeiro
Outra vencedora recente do Oscar (por Guerra ao Terror, de 2009), Kathryn Bigelow assina o desde já polêmico drama de ação sobre a caçada dos Estados Unidos a Osama Bin Laden. Polêmico por conta das cenas de tortura, que a CIA nega corresponderem aos fatos.
Continua depois da publicidade
– Estreia no Brasil: 18 de janeiro
O novo Quentin Tarantino (Pulp Fiction) é um faroeste que narra a jornada de um ex-escravo (Jamie Foxx) para resgatar a amada e, ao mesmo tempo, vingar-se do senhor que o escravizava no Velho Oeste. O longa registra a repetição da parceria com Christoph Waltz, de Bastardos Inglórios.