Começam hoje as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) nas universidades públicas. Em Santa Catarina, cinco instituições destinam 6.178 lugares para os que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), cujas notas foram divulgadas na sexta-feira. O prazo se encerra às 23h59min de quinta-feira. No Brasil, são 228 mil vagas em 131 instituições.

Continua depois da publicidade

Veja a relação completa de cursos com vagas pelo Sisu em SC

Será a primeira vez que a Universidade Federal de Santa Catarina, por exemplo, vai destinar 30% das vagas para ingresso pelo Sisu. Na maior universidade do Estado, o total de vagas destinadas aos cursos de graduação é de 1.935 vagas.

Também na UFSC já são conhecidas as notas mínimas para concorrer às vagas, que corresponde à média aritmética das notas mínimas das edições do Enem realizadas em 2012, 2013 e 2014. Na redação, o mínimo necessário é 300, enquanto que em linguagens, ciências humanas e da natureza e matemática as notas de corte variam de 316 a 347.

Continua depois da publicidade

Na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc) foram reservadas 396 vagas pelo Sisu, espalhadas em 43 cursos de graduação de nove cidades. Do total, 20% estão voltadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em instituições públicas e 10% para negros.

Criada em 2009, a Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) tem Chapecó como sede. Para este ano, a instituição reservou 1.771 lugares para 39 cursos de graduação espalhados em seis campi nos três Estados do Sul. Os institutos federais também oferecem vagas por meio do Sisu. No IFSC são 710 vagas, dividas em 37 cursos superiores e 17 campi. Já no Instituto Federal Catarinense (IFC), 100% das 1.336 vagas serão preenchidas pelo sistema de seleção. Elas estão divididas nos 33 cursos em 12 unidades de ensino.

Candidatos têm direito a escolher duas opções de cursos

A inscrição no Sisu 2016 é restrita aos estudantes que tenham participado da edição de 2015 do Enem e tenha obtido nota na prova de redação que não seja zero. Os candidatos podem se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vagas e devem especificá-las em ordem de preferência, em instituição de ensino superior participante, local de oferta, curso e turno.

Continua depois da publicidade

O sistema indicará as notas de corte para cada curso aos estudantes, que poderão alterar as opções de acordo com a nota obtida no Enem. Eles também terão de indicar se pretendem concorrer a vagas reservadas pela Lei 12.711, de 29 de agosto de 2012, a chamada Lei de Cotas, a vagas destinadas às demais políticas de ações afirmativas (cotas sociais) adotadas pelas instituições ou a vagas destinadas à ampla concorrência.

Veja como se inscrever