O verão começa oficialmente nesta quarta-feira, às 8h44min, quando ocorre o Solstício de Verão no Hemisfério Sul, marcando o dia mais longo e a noite mais curta do ano. Os próximos três meses devem ser de chuva abaixo da média para Santa Catarina, em decorrência do fenômeno La Niña.

Continua depois da publicidade

Segundo o meteorologista Leandro Puchalski, a temperatura não deve sofrer nenhum tipo de influência, ficando dentro da característica do verão no Estado, com expectativa de duas ou três ondas de calor, que devem manter a temperatura diurna alta por vários dias consecutivos.

Por influência da La Niña, o verão tem tendência de precipitação abaixo da média na maior parte das regiões de Santa Catarina, caracterizando períodos de estiagem. De acordo com Puchalski, no litoral, especialmente no Norte do Estado, os volumes de chuva devem ser um pouco melhores.

Apesar do fenômeno, ao longo do trimestre ocorrem períodos de precipitação associados à passagem de frentes frias e influência dos sistemas convectivos, que provocam chuva mais intensa em SC, especialmente no Oeste e Meio Oeste, segundo a Epagri/Ciram.

Continua depois da publicidade

La Niña

O fenômeno natural resfria a temperatura da água do Oceano Pacífico e causa uma série de mudanças significativas ao redor da Terra. La Niña é o oposto de El Niño, quando ocorre um aquecimento anormal do Pacífico. No Sul do Brasil a principal consequência é chuva abaixo da média. As temperaturas baixas das madrugadas em novembro já foram um indicativo da ocorrência do fenômeno.

Leia também:

Confira a previsão do tempo para os primeiros dias do verão em SC

Às vésperas do fim de ano, crianças tomam o lugar dos baladeiros em Jurerê Internacional

Confira a programação de Natal nas cidades catarinenses