O sábado é de nebulosidade, chuvas e risco de temporais isolados em Santa Catarina. Imagem de satélite pela manhã mostrou nuvens carregadas no Sul do país. Há alerta para possiblidade de descargas elétricas e até mesmo queda de granizo. Em algumas regiões há recomendação para que a população fique atenta aos acumulados de chuva, já que existe risco de enchentes.
Continua depois da publicidade
– Essas nuvens de chuva avançam pra Santa Catarina e trazem chance de temporais isolados, sobretudo nas regiões Oeste, Meio Oeste e Serra. No período da tarde e da noite a chuva se espalha para as demais regiões do Estado. E como vamos ter o predomínio das nuvens, as temperaturas não sobem muito, ficando entre 21°C e 23°C na maior parte das cidades – explica o meteorologista Leandro Puchalski.
Veja a previsão por regiões, conforme a Epagri/Ciram:
A previsão indica chuva durante todo o domingo. De acordo com Puchalski há formação de um sistema de baixa pressão na altura de Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
-Teremos volumes elevados nesse período que podem resultar em alagamentos em alguns pontos do estado. Há chance de temporais, com ventos fortes e descargas elétricas ao longo do dia. As temperaturas ficam bem parecidas com as de sábado -avisa o meteorologista.
“A chuva prevista para o sábado e domingo (26 e 27/09) poderá atingir a média mensal do mês de setembro (140 a 160 mm), e, resultar em enchentes especialmente no Planalto Sul catarinense. Os níveis dos rios da Bacia do Rio Canoas estão elevados. A situação mais crítica será entre o domingo e a próxima segunda-feira (28/09). Os municípios que poderão ser afetados são os de Bocaina do Sul, Otacílio Costa, Ponte Alta, Lages e a localidade rural de Passo Maromba em Curitibanos.
Marcelo Martins da Silva – Meteorologista
Guilher Xavier Miranda – Hidrólogo
Kellen de Cássia B. K. Martarello – Técnica em Meteorologia“
Previsão para a próxima semana:
A semana deve começar com chance de chuva, mas em poucas cidades. Ao longo do dia o sol volta a aparecer entre nuvens.
Continua depois da publicidade
A tendência é que ao longo da segunda-feira o sistema de baixa pressão, que intensifica a chuva no domingo, se afaste em direção ao oceano e dê lugar a uma nova massa de ar seco.