Na apresentação desta terça-feira na Câmara sobre o andamento das obras de macrodrenagem do rio Mathias, o secretário Romualdo França (Seinfra) apontou a tentativa de mudança no método de construção como fundamental para cumprimento do prazo de entrega no final de 2018. O uso de estacas secantes, estruturas para conter o solo e a água, está em negociação com o governo federal.

Continua depois da publicidade

Confira outras colunas de Jefferson Saavedra

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

26% estão prontos

Até agora, 26% da obra foram executados. O secretário Romualdo admitiu como ¿difícil¿ de ser cumprido o prazo de entrega até dezembro do ano que vem. E se não for alterado o atual modelo de construção, a interdição total da rua Visconde de Taunay será inevitável em algum momento dos trabalhos. A Seinfra também quer liberação mais rápida dos repasses pela União.

Continua depois da publicidade

Palmeiras

Uma das dificuldades da obra do rio Mathias ocorreu na praça Dario Salles por causa das árvores, proibidas de serem cortadas. Por isso, houve necessidade de mexer no projeto. Desde 2005, as 15 palmeiras imperiais da praça estão ¿imunes¿ ao corte, conforme decreto municipal.