O licenciamento da nova ala do Presídio Regional de Joinville levou a secretária Ada De Luca, da Justiça e Cidadania, a ligar para o prefeito Udo Döhler para tentar descobrir quais são as pendências restantes. O secretário adjunto, Leandro Lima, também citou que o licenciamento ainda está sendo aguardado.
Continua depois da publicidade
A nova ala do presídio, de substituição a pavilhão interditado, atrasou porque foi preciso mexer na LOT – a área prisional havia sido esquecida. Depois, a Prefeitura pediu estudo de impacto de vizinhança. Há duas semanas, a Justiça e Cidadania apresentou à Secretaria de Meio Ambiente de Joinville uma exposição de motivos apontando que a construção não se trata de ampliação, sem novas vagas.
A resposta do Meio Ambiente deve ser dada nesta quarta-feira, em reunião com a Justiça e Cidadania. Pelo apurado pela coluna, a nova ala é apontada pela 3ª Vara Criminal de Joinville como importante, mas não seria suficiente, por si só, para evitar a interdição porque há outros problemas.
O presídio continua interditado e há possibilidade de o MP e o governo do Estado tentarem um acordo.
Cobrança
Continua depois da publicidade
Kennedy Nunes lembrou nesta terça-feira que o Presídio Regional de Joinville foi o primeiro do Estado a receber uma unidade de saúde. E também cobrou da Prefeitura a liberação do alvará para a construção da nova ala.
Leia mais notícias de Joinville e região.
Coisa da hora
O presidente do PMDB/SC aponta as divergências públicas entre Eduardo Pinho Moreira e Dário Berger como ¿stress momentâneo¿. ¿Isso logo passa e quando chegar o momento, quem quiser concorrer que apresente o nome na convenção¿, diz Mauro Mariani. Para o deputado federal, o PMDB é ¿democrático¿ e nenhum nome pode ser descartado.
Prudência de Udo
Pré-candidato ao governo do Estado, Mariani diz que não cabe a ele julgar a posição de Udo Döhler, de não se colocar como nome disponível nem indicar nome preferido. ¿Mas é uma posição prudente¿, resume. Mariani lembra que, mesmo em Joinville, o PMDB teve mais mais de um nome para a eleição municipal: foi em 2012, quando ele acabou abrindo mão para Udo concorrer a prefeito.
Fim da Amae
Sem nunca ter conseguido impor metas de saneamento básico à Águas de Joinville, a Amae teve sua extinção confirmada nesta terça pela Câmara. Os vereadores aprovaram o fim da agência de regulação a pedido do governo Udo, interessado em economia – a contratação de outra agência saiu mais barato do que manter a estrutura municipal. Os R$ 4,9 milhões em caixa da Amae vão para o Fundo Municipal de Meio Ambiente.
Continua depois da publicidade
Desvio de função
Em documento entregue ontem ao Ministério Público de Santa Catarina, um grupo de agentes comunitários de Joinville aponta como ¿desvio de função¿ a utilização dos profissionais na recepção dos postos de saúde. Também foi abordado o tema de regime, se estatutário ou celetista; e o não pagamento de insalubridade, entre outros temas.
Duas frentes
Em dois meses, a galeria do rio Mathias começa a avançar em direção à área central de Joinville, da rua Fernando de Noronha em diante. Até lá, a rua Eusébio de Queiroz terá sido repavimentada. A outra frente de trabalho será, enfim, na Jerônimo Coelho. As duas obras vão se encontrar na Visconde de Taunay, em algum momento de 2018.
120 anos de Corupá

No final de semana, Corupá terá programação especial de comemoração dos 120 anos. Para sábado, está preparada uma série de eventos. O desfile é a atração de domingo. Até uma cuca de banana com 120 metros está sendo feira. Na foto, o Seminário Sagrado Coração de Jesus.
Presença
Relator do projeto de mudança na gestão do porto de São Francisco, Darci virá a Araquari no mesmo voo de helicóptero de Colombo.
Continua depois da publicidade
Demora
Leitor se espanta que a Prefeitura de Joinville não tenha providenciado a sinalização da rua Orestes Guimarães depois do recape. E mesmo que existisse impasse sobre mão única, nada impediria a pintura da faixa de pedestre do hospital.
Até a metade
Pelas contas das empresas de ônibus de Joinville, a segunda etapa do corredor exclusivo para o transporte coletivo na rua Nove de Março reduziu em 50%, na média, o tempo das viagens entre o terminal central e os terminais do Norte e do Sul.
Justiça não deixa
Em Curitiba, a tentativa da Prefeitura de sacar R$ 600 milhões do fundo previdenciário municipal tem sido barrada pela Justiça, com liminar mantida em segunda instância. Ainda na área previdenciária, o governo de Rafael Greca quer a elevação da alíquota paga pelos servidores.
Inédito

Este é o interior de um dos 16 novos ônibus a serem incorporados à frota de Joinville amanhã, os primeiros veículos com ar-condicionado no transporte coletivo da cidade. Além da climatização, os ônibus vão contar com entrada USB, para recarga de celulares.
Continua depois da publicidade
UFSC
Em passagem ontem por Joinville para participar de reunião do conselho universitário, o reitor da UFSC, Luis Carlos Cancellier, apontou como ¿boas¿ as chances de a universidade vir a se instalar no Parque Perini. As negociações estão em andamento desde o ano passado e, agora em 2017, vence o atual contrato de locação. Mas nada está fechado ainda.
Ainda falta
A ANTT vai reforçar a cobrança sobre a concessionária do transporte ferroviário pela manutenção dos cruzamentos em Joinville. Em visita a agência, Richard Harrison (PMDB) relatou que os reparos foram feitos em apenas duas passagens de nível, há necessidade de corrigir o desnível em outros pontos da zona Sul.
Reforço na Anvisa
A Anvisa se comprometeu nesta terça-feira tentar reforçar o quadro em Joinville, onde a agência conta com um só servidor. O pedido partiu do senador Dalírio Beber em audiência com participação também do pessoal da Fiesc e da Acij. A agência tem atuação também na liberação de cargas importadas.