Escritora mineira Paula Pimenta marca ´presença neste sábado na Feira do Livro de Joinville Foto: Pil Gloor / divulgação

Paula coleciona best-sellers com os quatro volumes de Fazendo Meu Filme, sobre uma adolescente que tem a chance de fazer um intercâmbio no exterior e as difíceis escolhas que precisa fazer a partir daí. Sucesso semelhante fez Minha Vida Fora de Série, que vai para o quarto volume, e uma coleção de fábulas modernizadas.

Continua depois da publicidade

Publicada no exterior, em vias de migrar para a TV e o cinema, Paula é atração aguardada pelos teens na Feira do Livro de Joinville neste sábado, às 17h30. Mas, antes de embarcar rumo a Joinville, ela conversou com a coluna. A Feira do Livro do Joinville começou no dia 8 e vai até o dia 18 de junho.

Para você, qual é o segredo do seu sucesso junto aos adolescentes?Paula Pimenta – Acho que é a identificação deles com os meus personagens. Meus livros contam histórias que poderiam acontecer com qualquer pessoa. E então, é como se os adolescentes estivessem lendo o diário de uma amiga ou até deles mesmos. Isso traz um ar de familiaridade e aproxima o leitor da história.

Pela sua experiência com esse público, acha que os teens estão lendo mais ou menos?

Paula –Acho que estão lendo menos livros, mas, no geral, atualmente leem até mais do que no passado, pois o tempo todo estão tendo contato com textos, sejam grandes ou pequenos, na internet e pelo celular.

Continua depois da publicidade

Como a literatura pode fazer frente ao mundo virtual, aos games às séries de TV no rol de interesses da garotada?

Paula – Acredito que quem descobre o prazer da leitura não troca esse momento por nada. Então, o segredo é despertar esse gosto desde cedo e também apresentar livros que tenham a ver com a vida deles, histórias atuais, nas quais eles se sintam entretidos e tenham vontade de ler até o último ponto final.

Acredito que muitas meninas, quanto encontram você, dizem que querem seguir seus passos. O que diz para elas?

Paula – Eu sempre digo para não esperarem até ficar adultas para fazer isso, para começar logo. É um longo caminho. Então, quanto mais cedo a pessoa começar a escrever e a se especializar, mais rápido vai ser. Depois de adultos, temos muitas obrigações. Então, quem começa a escrever ainda na adolescência tem muito mais tempo para se dedicar a isso, e quando chegar à idade adulta já terá bastante experiência. Eu também aconselho ler muito, de tudo, para aumentar o vocabulário, estimular a imaginação e também aprender com a escrita de outros autores.

Continua depois da publicidade

Fazendo Meu Filme terá continuação? Qual é o seu próximo projeto?

Paula – A série Fazendo Meu Filme terminou em 2012. Porém, agora estou escrevendo Fazendo meu Filme em Quadrinhos, com ¿episódios¿ diferentes, mas que se passam na mesma época da série. É uma forma de matar a saudade dos personagens. Estou escrevendo também a quarta temporada de Minha Vida Fora de Série, que será lançada provavelmente em agosto. E, além disso, tenho uma série com releituras de contos de fadas em andamento. Já modernizei as histórias da Cinderela, da Bela Adormecida e da Pequena Sereia. Ainda vem por aí a Branca de Neve e A Bela e a Fera.

Afinal, quando os fãs verão os livros no cinema ou na TV?

Paula – Eu vendi os direitos de todos os meus romances para cinema e TV. A produtora está muito otimista e disse que, provavelmente, em breve teremos boas notícias.

Confira a programação completa da 14ª Feira do Livro, em Joinville

SERVIÇO

O quê: 14ª Feira do Livro de Joinville.

Quando: de 8 a 18 de junho.

Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa e Centreventos Cau Hansen, avenida Beira-rio, 315, América.

Quanto: entrada gratuita.