Isso porque a organização tratou de transformar o Expocentro Edmundo Doubrawa e adjacências num ambiente de convivência, onde leitura, debates, encontros com autores, exposições de ideias, educação e – claro – comércio de livros se combinam para formar uma grande festa cultural.

Continua depois da publicidade

Sob as bênçãos de Monteiro Lobato, o homenageado deste ano, a feira vai até o dia 18 passeando por três temas: artes, literatura e tecnologia. Os três se cruzarão várias vezes ao longo dos próximos dez dias, tornando a feira uma boa opção de entretenimento.

Serão mais de 12 horas diárias de programação que colocam, em meio aos estandes de livrarias e editoras, apresentações artísticas, oficinas, exposições, contação de histórias, concursos literários e até o desafio para o desenvolvimento de um game baseado em Monteiro Lobato.

Confira a programação completa da 14ª Feira do Livro, em Joinville

É preciso destacar, porém, duas novidades desta 14ª edição da feira: o Seminário Catarinense para Educadores e Mediadores de Leitura, entre os dias 11 e 13, e o dia dedicado aos quadrinhos, neste domingo. Além, claro, dos autores convidados, talvez o conjunto de nomes mais estrelado da história do evento, que, ao lado de escritores regionais, protagonizarão palestras, painéis e sessões de autógrafos.

Continua depois da publicidade

Leia as últimas notícias de Joinville e região em AN.com.br

Para ajudar o leitor, segue uma lista de 14 atrações imperdíveis da Feira do Livro de 2017:

Conceição Evaristo, poetisa, romancista, ensaísta e consultora, um dos principais nomes da literatura afro-brasileira nas últimas décadas. Amanhã, às 14h, no palco principal.

André Neves, premiado autor e ilustrador de livros infantis, vem se destacando com oficinas e palestras sobre ilustração. Amanhã, às 10h30 e às 15h30, no palco principal.

Palestra Imaginação e criação literária, com Maria Antonieta Antunes Cunha, curadora da Feira do Livro de Joinville e especialista na obra de Monteiro Lobato. Sábado, às 9h, no Centro de Convenções Alfredo Salfer.

Palestra A economia em tempos de crise política, com Miriam Leitão, respeitadíssima jornalista da área econômica, com sete livros publicados. Sábado, às 19h30, no Teatro Juarez Machado.

Continua depois da publicidade

Dia dos quadrinhos, com palestras, oficinas, bate-papos e sessões de autógrafos com autores como Paulo Kielwagen, Chicolam, Fernanda Sponchiado, Rogério Coelho e Alexandre Beck. Domingo, das 10h às 17h, no palco principal e no Alfredo Salfer.

Bia Bedran, referência em arte e educação desde os anos de 1980, principalmente no uso da música para entreter e ensinar o público infantil. Domingo, 19h, e segunda-feira, às 9h, no Teatro Juarez Machado.

Antônio Prata, cronista da Folha de S. Paulo, roteirista de novelas da Globo e séries de TV e autor de uma dúzia de livros de crônicas, contos e romances. Dia 13, às 14h e 19h30, no palco principal.

Zack Magiezi, fenômeno das redes sociais, cujos poemas curtos e incisivos sobre amor, dor, perdas e frustrações têm centenas de milhares de curtidas e seguidores. Domingo, às 17h, e segunda, às 19h, no palco principal.

Continua depois da publicidade

Mesa-redonda A literatura de entretenimento, com Luiz Brás, Raphael Montes e Rosana Rio. Dia 14, às 19h, no palco principal.

Raphael Montes, o mais celebrado autor brasileiro de romances policiais da atualidade, cujos livros Autor de Dias Perfeitos, Jantar Secreto, O Vilarejo e Suicidas se tornaram sucesso de vendas. Também assina uma coluna no jornal O Globo. Dia 14, às 14h e 15h30, no palco principal.

Lázaro Ramos, famoso ator e apresentador de TV, mas também autor de três livros infantis, os dois últimos inspirados pelos filhos. Sua fala Minha trajetória como leitor, escritor e ator será nos dias 12, 19h30, e 13, 15h, no Teatro Juarez Machado.

Walcyr Carrasco, um dos grandes autores de novela do País, autor de sucessos do gênero como Xica da Silva, A Padroeira, Chocolate com Pimenta e Êta Mundo Bom!, além das minisséries Brava Gente e Verdades Secretas e de quase 30 livros. Dia 16, às 19h, no palco principal.

Continua depois da publicidade

Cris Guerra, influente blogueira e youtuber de moda e comportamento, dona do blog Hoje Eu Vou Assim, além de três livros lançados, entre eles o best-seller Moda Intuitiva. Dia 14, às 19h, no Teatro Juarez Machado.

Encontro com as booktubers Pam Gonçalves e Melina Souza, que falarão sobre ¿leitura e criação nas mídias digitais¿. Pam tem um canal no YouTube com mais de oito milhões de visualizações e dona do blog Garota it e autora do romance Boa Noite. Melina tem quase 150 mil seguidores em seu canal Serendipity, no qual fala sobre livros, moda, beleza e viagens. Dia 18, às 16h, no palco principal.

SERVIÇO

O quê: 14ª Feira do Livro de Joinville.

Quando: de 8 a 18 de junho.

Onde: Expocentro Edmundo Doubrawa e Centreventos Cau Hansen, avenida Beira-rio, 315, América.

Quanto: entrada gratuita.