Foi aprovado, em sessão ordinária desta terça-feira na Assembleia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto de Lei (PL) 97/2017 que institui a Rota Turística Caminhos da Neve em Santa Catarina. A proposta foi aprovada em primeiro turno e passará por nova votação nas próximas sessões. Depois, se aprovada, segue para sanção do governo estadual.
Continua depois da publicidade
A Rota Turística Caminhos da Neve abrange os municípios de Bom Retiro, Urubici, Bom Jardim da Serra, São Joaquim, Rio Rufino, Urupema, Bocaina do Sul, Painel e Lages. Conforme o autor do projeto, deputado Milton Hobus (PSD), o objetivo é valorizar o potencial turístico da Serra Catarinense. O PL pretende ainda promover a conservação dos ecossistemas, valorizar o legado cultural e histórico e motivar novos investimentos e novas estratégias para agregar valor e competitividade aos serviços e produtos da cadeia produtiva local.
— É uma das regiões mais bonitas do mundo e tem uma vocação para atrair turistas de outros países. A rota é um produto que poderá ser vendido e comercializado com o objetivo de atrair mais turistas e desenvolver, de forma sustentável, toda a região — afirmou Hobus.
O deputado afirmou que um projeto semelhante tramita na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, para criar a rota Caminhos da Neve no estado vizinho e interligar as duas regiões serranas.
O prefeito de Rio Rufino e representante da Associação dos Municípios da Região Serrana (Amures), Thiago Costa, comemorou a criação da rota.
Continua depois da publicidade
— Esse projeto só vem a incrementar e melhorar a região. Vai valorizar nossas paisagens, nossa cultura, nossas tradições. Se for bem explorada, temos condições de ter uma das rotas mais bem exploradas — disse Costa.
O prefeito de São Joaquim, Giovani Nunes, também se manifestou sobre o PL. Ele destacou que ao incentivar o desenvolvimento da Serra, a rota trará benefícios para todo o estado.
Leia também:
Serra e muito mais: cinco regiões para aproveitar o inverno em Santa Catarina