O Sindicato dos Árbitros do Futebol de Santa Catarina encaminhou, nesta segunda-feira, um ofício, assinado pelo presidente em Exercício, Hélio Prado, ao presidente da Associação de Clubes, Luiz Henrique Martins Ribeiro, em que contesta a formação da “Comissão Independente” de avaliação da arbitragem no returno do estadual.
Continua depois da publicidade
Na última sexta-feira, trouxe em primeira mão a notícia da formação desta comissão, numa iniciativa dos clubes, descontentes com as atuações dos árbitros na primeira fase do estadual. O argumento do Sindicato agora, na contestação, diz respeito à capacidade e atualização deste ex-árbitros para exercer a função de avaliadores. Segundo a nota – que elogia iniciativas que têm o objetivo de melhorar a arbitragem – “no último ano, a Bord fez a maior alteração de regras da sua história. Cerca de 10 mil palavras foram retiradas para que o texto ficasse mais claro e objetivo”.
É com base nisto que o Sindicato contesta a capacidade do ex-árbitros, mais ou menos na linha do “estariam estes avaliadores também atualizados?”. E questiona “se eles passarão por avaliações teóricas que comprovem sua capacidade técnica atual”.
Como se percebe, o returno começa quente na questão arbitragem. Dentro de campo, muita reclamação em Tubarão, com declarações fortes do presidente contra o árbitro William Steffen. Fora de campo, uma espécie de queda de braço em torno das avaliações que vão ser feitas, oficiais ou independentes.
Continua depois da publicidade
Leia abaixo a nota enviada pelo Sindicato dos Árbitros de Futebol de SC