Uma opção vem aparecendo no segundo tempo dos últimos jogos. É a entrada de Willians, pelo lado, empurrando Junior Dutra de volta à referência, na posição de centroavante. Joel tem sido sacado pelo técnico Claudinei Oliveira. O camaronês começou muito bem no Avaí, mas parece que se acomodou com a falta de concorrência na posição. Depois dos gols contra o Botafogo, só voltou a marcar recentemente diante da Chapecoense. Está um pouco disperso nos jogos, até sonolento.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, Junior Dutra vem no seu melhor momento e Willians tem entrado bem. Acredito que não seja algo que possa ser feito já. Não há problema para mudar o Avaí. Mas tenho certeza que Claudinei deve estar pensando nisso e vai observar os jogadores nas próximas partidas.

Ainda o ataque

A defesa do Avaí é um caso resolvido. Não há muitos questionamentos. Depois da entrada de Douglas no gol, o quebra-cabeças se encaixou e Leandro Silva, Alemão, Betão e Capa. E hoje há boas opções, como Maicon e Airton, que podem suprir eventuais ausências, como em Recife, quando o zagueiro imediato foi o melhor em campo. O que ainda pode e precisa evoluir é o ataque.

Continua depois da publicidade

Resolvendo um pouco mais na frente o Leão deve tornar mais leve a sua caminhada na busca por pontos que garantam a permanência na elite. Porque ali atrás o Avaí toma poucos gols na grande maioria das partidas. A questão é fazer mais gols lá na frente. Se aumentar a eficiência do ataque, o time vai pode até ter algumas falhas na defesa. Atualmente o risco ainda é grande, com margem de erro mínima.

Confira a tabela da Série A do Brasileiro

Leia mais comentários de Rodrigo Faraco

Zagueiro Betão destaca consistência tática do Avaí: “Trabalho em equipe”

Claudinei Oliveira renova contrato com o Avaí até dezembro de 2018