O Adeus a Zunino

Ele lutou contra um câncer no pulmão. Foi valente e vendeu caro a derrota. Nunca acreditou que poderia acontecer com ele, até porque sempre se cuidou e, como médico, sabia das implicações que seria adquirir uma doença deste porte.

Continua depois da publicidade

O primeiro

João Nilson Zunino tinha uma visão muito ampla do esporte e de suas dificuldades financeiras. Na condição de presidente da Unimed, foi quem colocou a empresa no esporte em Santa Catarina, patrocinando a fundista Silvana Pereira.

Continua depois da publicidade

::: Presidente do Avaí relembra última conversa com Zunino: “no dia do acesso”

::: Prefeitura de Florianópolis decreta luto de três dias

::: Velório de Zunino será realizado nesta quarta-feira

Futebol

Sua paixão pelo Avaí não tinha limites. Mesmo antes de ser presidente já colaborava com o clube sempre na esperança de um dia poder administrá-lo. Como presidente, seu projeto era muito mais amplo do que dotar a Ressacada de melhorias na cobertura do estádio. Hotel, restaurante, centro de treinamento, um estádio totalmente coberto era um pouco do que havia projetado.

Histórias e lasanhas

Certa vez, o ex-presidente do Avaí havia saído de uma reunião nada satisfeito. Por volta de 23h, em direção a sua residência de Itaguaçu, resolveu desviar e foi bater no prédio que resido. Subiu, entrou, sentou no sofá e demonstrou certo cansaço. Tínhamos jantado uma lasanha caseira. Aceito, gosto muito. Tomou algo e desabafou sobre sua contrariedade de uma reunião no Avaí. Nada muito significativo, mas Zunino tinha muito disso. Se não desabafasse ou discutisse o assunto com alguém não dormia direito. O Avaí sempre foi sua preocupação.

A medalha

Era um grande companheiro quando nos encontrávamos para cobertura nos jogos fora de Santa Catarina. Foi num hotel, no Rio de Janeiro, que lhe sugeri a criação da medalha do mérito Saul Oliveira. Aleguei que o maior nome da história do clube tinha apenas uma sala de troféu como homenagem. Acatou a sugestão e por questões de interesse do Avaí, que era sempre o que pautava suas decisões, acabou oferecendo a primeira medalha a Fábio Koff, seu amigo e melhor presidente do Clube dos 13, que influía muito no futebol brasileiro. Achei estranho, mas no fundo tinha seu interesse aliado a algo que Koff havia oferecido ao Avaí.

Continua depois da publicidade

Conquistas

Nos 12 anos que presidiu o Avaí, transformou o clube, especialmente no seu patrimônio e gestão. Hoje a Ressacada é renovada e viável por seu empenho.

Trajetória

João Nilson Zunino subiu e desceu com o Avaí na elite do futebol brasileiro. Conquistou títulos no Estado, foi o melhor catarinense na Série A, obtendo um sexto lugar na frente dos grandes do Brasil. Sofria com o clube, mas nunca deixou a peteca cair.

Entrevista

Foi com este colunista sua última entrevista. Após a vitória diante do Vasco e a conquista do acesso à Série A na rádio CBN, o colocamos no ar pelo telefone. Muito emocionado, a família me pediu: grava e depois coloca no ar porque ele está muito emocionado.

Continua depois da publicidade

Amizade e respeito

Ele próprio havia dado a ordem e a família gostou da decisão: “Se alguém ligar não atendo, estou dormindo depois da emoção”. Disseram-lhe. O Roberto quer entrevistá-lo.

– Este eu atendo – ele disse.

Homenagem

Zunino nos deixa e o futebol catarinense fica lhe devendo uma grande homenagem. Deixa saudade em todos os sentidos. Entra permanentemente na história do futebol.