Os fatos novos
Gosto da expressão e ela abre a coluna para dizer que o Figueirense me faz usá-la após a quinta rodada do campeonato. Os reforços em tempo hábil e o possível encaixe no time mudam de certa forma o rumo do segundo turno. Outro fato relevante foi o empate da Chapecoense em casa após estar perdendo por 3 a 0. Marcou um ponto apenas, quando estavam programados três. Um tropeço e tanto. Terceiro fato: o Joinville, com a vitória diante do Avaí, está mais confortável no returno e tem uma tabela muito favorável para os quatro últimos jogos.
Continua depois da publicidade
Roberto Alves: Édson Gaúcho é o favorito para comandar o Avaí
Leia mais opiniões de Roberto Alves
Continua depois da publicidade
Confira a tabela do Campeonato Catarinense
Rebaixamento
Uma vaga apenas resta para a Série B estadual no ano que vem. A outra é do Guarani, salvo a matemática quase impossível que ainda insiste em dar condições ao Bugre. Camboriú, Internacional, Metropolitano e Avaí brigam pela segunda vaga. A assustadora campanha do Avaí, a queda do Internacional e as oscilações do Metropolitano podem ser superadas pelo Camboriú, que me parece ser o mais forte candidato.
Projeção
Uma coisa está definida: a final do campeonato, se houver, será em Chapecó, pela soma geral de pontos do Verdão, exageradamente folgada. Joinville é o mais próximo candidato a uma disputa no returno, com o Figueirense correndo por força, e o Criciúma ainda no páreo. O campeonato esquentou.