As chuvas das últimas horas em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, deixaram a cidade em situação de emergência na manhã desta sexta-feira. O rio subiu rapidamente com a precipitação que caiu a partiu das 11h. Na medição das 13h, o nível passou de 7,59 metros para 7,81. Às 17h, o rio chegou a 8,54 metros. Nas últimas 24 horas choveu 65 milímetros, de acordo com a Gerência de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil.
Continua depois da publicidade
Devido a essa situação, a Defesa Civil do município aumentou o nível de segurança para 9,50 metros, ou seja, as pessoas que moram em áreas com a cota até essa metragem devem deixar suas casas e procurar um dos seis abrigos abertos no município.
::: Mulher é resgatada pela PM após tentar cruzar área alagada de carro em Ituporanga, no Vale do Itajaí
::: Vendaval destelha casas e galpões em Pouso Redondo
Até o momento, cerca de 150 pessoas estão em seis abrigos para moradores que foram atingidos nos bairros Bela Aliança, Taboão, Bremer, Jardim Alexander, Canoas, Canta Galo, Santa Rita, Navegantes, Budag, Barragem e Barra do Trombudo. Os alunos do Centro Educacional Prefeito Luiz Adelar Soldatelli foram liberados e a Secretaria de Educação pede ainda que os pais busquem os filhos nos CEI Ilse Soldatelli, CEI Favo de Mel II, CEI Titio Karan, CE Pedro dos Santos, CE Ulrich Hubsch, CEI Aquarela e CE Guilherme Butzke, já que eles foram afetadas pela enxurrada.
Continua depois da publicidade
Além disso, a segunda prova do Concurso da Prefeitura de Rio do Sul, que seria neste domingo, foi remarcada para o dia 6 de dezembro, em mesmo horário e local. A Defesa Civil está reunida no Hospital Regional do Alto Vale com autoridades e a comunidade para traçar as ações para os próximos dias.
No Alto Vale, as duas barragens de Taió e de Ituporanga operam com todas as comportas fechadas. De acordo com o Epagri/Ciram, a previsão é de chuva nesta tarde com possibilidade de parar à noite.
O Km 360 na SC-350, entre Aurora e Rio do Sul, está alagado e não há como passar pelo local. A orientação da Polícia Militar Rodoviária é aguardar o tempo melhorar para usar a rodovia.
Na BR-470, em Rio do Sul, uma árvore interditou a passagem de veículos na altura do frigorífico Pamplona, no Km 150.
Continua depois da publicidade