O rio Benedito chegou a 9,40 metros em Timbó por volta das 3h desta segunda-feira, conforme informações da Defesa Civil do município. Até agora, 12 pessoas estão desabrigadas e foram removidas para os abrigos disponibilizados pela Prefeitura. A expectativa da Defesa Civil era que por volta das 21h de domingo o rio atingisse 9,5 metros na cidade. De acordo com o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Wiegold Starke, com este volume praticamente todos os bairros da cidade têm ruas alagadas.

Continua depois da publicidade

Segundo Starke, cinco abrigos foram disponibilizados pela prefeitura para acolher desabrigados e desalojados e quatro caminhões estão disponíveis para retirar móveis e pertences da casa dos moradores. Não foram registrados deslizamentos na cidade.

Os dois abrigos são localizados nos prédios da Associação de Moradores do Bairro das Nações e Associação dos Servidores Públicos Municipais de Timbó. Além disso, três escolas estão preparadas para atuar caso necessário.

Moradores podem acionar a Defesa Civil pelos telefones (47) 3382 1299, no ramal 2821; (47) 9954 4686 e (47) 8874 7048. As cotas de enchentes na cidade podem ser consultadas na página da prefeitura de Timbó. A página da prefeitura no Facebook ainda informava que as aulas nas unidades de ensino do município estão canceladas nesta segunda-feira. Além disso, o Caps e a Unidade de Saúde do Bairro Dona Clara também não terão atendimento. Nas outras unidades de saúde o atendimento será normal.

>> Confira o nível do Rio Itajaí-Açu em outras cidades da região

Continua depois da publicidade

Rio dos Cedros, no Médio Vale do Itajaí, decreta situação de emergência

Fernando Tomaselli, prefeito de Rio dos Cedros, no Médio Vale do Itajaí, decretou situação de emergência no começo da tarde deste domingo. O nível do rio que dá nome à cidade atingou a terceira maior marca já registrada nos arquivos da prefeitura. Segundo as medições feitas pela Defesa Civil, o rio já chegou à marca de 8,10m, e o trânsito na região central da cidade está interrompido.

A medida de alarme da cidade é de 5,70m, nível que foi atingido por volta das 22h30min deste sábado. A cidade está quase isolada e segundo o prefeito só é possível chegar a Rio dos Cedros por Pomerode. O acesso à região serrana do município também está bloqueada. O nível do rio continua subindo e a Defsea Civil do Município trabalha com a previsão de pico entre 7,80m e 8m.

Os bairros mais atingidos foram Centro, Rio Rosina e Palmeiras. Os dois últimos também registraram deslizamentos de terra, além dos alagamentos. Cerca de 80 residências e 40 estabelecimentos comerciais foram atingidos. Algumas famílais ficaram desalojadas e estão nas casas de parentes e amigos.

A prefeitura de Rio dos Cedros ativou dois abrigos municipais: um na Escola Municipal Alberto Volani, no Centro, e outro na Escola Municipal Expedicionário Servino Mengarda, no bairro São José, mas no momento não há famílias nos abrigos. Na região central, porém, só é possível chegar ao abrigo de barco. As aulas desta segunda-feira na rede municipal foram canceladas.

Continua depois da publicidade