As cheias deste fim de semana deixaram, mais uma vez, os moradores de Rio dos Cedros apreensivos. O nível do rio que da nome à cidade atingou a terceira maior marca já registrada nos arquivos da prefeitura. A cidade está, oficialmente, em situação de emergência. Por volta das 13h30min, estava em 7m84cm, superando o mês de setembro de 2011, quando chegou a 7m73. E a previsão é que ele chegue aos 8 metros, superando a segunda maior marca, de novembro de 2008, que é de 7m94cm. A maior que se tem registro foi a de maio de 1992, quando chegou a 9m25cm.
Continua depois da publicidade
O prefeito Fernando Tomaselli admite que a região central da cidade é mais vunerável por ser mais baixa e é comum sofrer com alagamentos.
Leia também:
>> Rio dos Cedros está em situação de emergência
>> Confira o nível do Rio Itajaí-Açu em outras cidades da região
Continua depois da publicidade
No últimos cinco anos e meio, ele diz que essa é a 11ª vez que as cheias atrapalham a rotina dos moradores. Uma das explicações para a recorrência deste tipo de evento é o fato da cidade estar em uma das maiores bacias hidrográficas do Vale do Itajaí. E o excesso de chuvas na região serrana do município faz com que o rio encha ainda mais.
Outro fator que colabora são as represas, que, por medida de segurança, precisam ser abertas, elevando o nível mesmo depois de a chuva amenizar, caso que aconteceu neste domingo. A esperança de todos é a previsão do tempo, que mostra melhoras a partir da noite deste domingo. Mesmo assim, os corredores da prefeitura permanecem movimentados e foi preciso pedir ajuda aos bombeiros de Timbó para resgatar famílias que ficaram ilhadas.
Além disso, eles ajudam a fazer a travessia de pessoas que acabaram ficando do lado contrário de onde moram. Pelo menos oito famílias estão em dois abrigos (um no Centro e outro no bairro São José) onde só é possível chegar de barco.
As pessoas que estão na região serrana do município estão isoladas desde a noite de sábado. Além de alagamentos, foram registrados alguns deslizamentos de terra. Os dois casos mais graves foram nas estradas de acesso aos bairros Rio Rosina e Palmeiras.
Continua depois da publicidade
Para chegar à cidade, somente por Pomerode, já que as duas vias que ligam Rio dos Cedros a Timbó estão bloqueadas.