Fernando Tomaselli, prefeito de Rio dos Cedros, no Médio Vale do Itajaí, decretou situação de emergência no começo da tarde deste domingo. O nível do rio que dá nome à cidade atingou a terceira maior marca já registrada nos arquivos da prefeitura. Segundo as medições feitas pela Defesa Civil, o rio já chegou à marca de 8,10m, e o trânsito na região central da cidade está interrompido.
Continua depois da publicidade
>> Confira o nível do Rio Itajaí-Açu em outras cidades da região
A medida de alarme da cidade é de 5,70m, nível que foi atingido por volta das 22h30min deste sábado. A cidade está quase isolada e segundo o prefeito só é possível chegar a Rio dos Cedros por Pomerode. O acesso à região serrana do município também está bloqueada. O nível do rio continua subindo e a Defsea Civil do Município trabalha com a previsão de pico entre 7,80m e 8m.
Os bairros mais atingidos foram Centro, Rio Rosina e Palmeiras. Os dois últimos também registraram deslizamentos de terra, além dos alagamentos. Cerca de 80 residências e 40 estabelecimentos comerciais foram atingidos. Algumas famílais ficaram desalojadas e estão nas casas de parentes e amigos.
A prefeitura de Rio dos Cedros ativou dois abrigos municipais: um na Escola Municipal Alberto Volani, no Centro, e outro na Escola Municipal Expedicionário Servino Mengarda, no bairro São José, mas no momento não há famílias nos abrigos. Na região central, porém, só é possível chegar ao abrigo de barco. As aulas desta segunda-feira na rede municipal foram canceladas.
Continua depois da publicidade