Famílias, pacientes ainda em tratamento e até pessoas que apenas passeavam pelo Garten Shopping pararam para acompanhar o bate-papo com seis mulheres de perfis e rotinas diferentes que têm em comum a batalha contra o câncer de mama.
Continua depois da publicidade
O encontro organizado pela revista + Estilo na noite da útlima quarta-feira foi uma lição de vida e coragem para pessoas que enfrentam a doença e também um alerta de prevenção.
O contato com os relatos de quem passou pelas quimioterapias e todos os percalços do tratamento é, segundo a psicóloga do Hospital Dona Helena Kethe de Oliveira, importante para minimizar os danos emocionais.
-Quanto mais falamos e ouvimos sobre o problema melhor é a recuperação-, afirma a profissional que também tirou outras dúvidas comuns das mulheres no segundo evento realizado pela + Estilo durante o Outubro Rosa.
Continua depois da publicidade
Ana Paula Guedes, Deborah Reinert, Maria Trindade Isotton, Rafaela Mauli Pereira, Silvania Gonçalves e Vanessa Silveira, que participaram da edição especial da revista publicada no último fim de semana, deram novamente seus próprios exemplos de autoestima, assunto que tem tudo a ver com o tema proposto pelo encontro deste ano.
A Beleza de Viver também foi o foco da fala do cirurgião mastologista Fabrício Morales Farias, da Clínica Mastocentro. Segundo o médico, a reconstrução da mama é fundamental para a recuperação da autoestima e a cirurgia pode ser feita, na maioria dos casos, sem atrapalhar no tratamento.
-As pacientes chegam ao consultório com muitas dúvidas. Algumas das principais é a perda de sensibilidade, questões estéticas e a angústia da retirada da auréola.
Continua depois da publicidade
A nutricionista Vanessa Speckhahn abordou a alimentação preventiva e durante o tratamento. A professora Kaisa Bassoli, do curso de design de moda da Univille, finalizou o encontro com dicas de amarração de lenços e beleza para as pacientes que enfrentam a queda de cabelo.