Amanhã termina o prazo para que escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs) apresentem uma proposta de reposição dos dias letivos parados durante a greve em Blumenau. A Secretaria Municipal de Educação deve analisar cada projeto individualmente antes de posicionar-se sobre sua legalidade. A expectativa da prefeitura é que na próxima semana os 25 dias letivos prejudicados pela greve comecem a serem repostos.
Continua depois da publicidade
A Secretaria de Educação analisará os modelos durante quinta e sexta-feira para então divulgar o calendário às comunidades escolares e à imprensa. De acordo com a responsável pela pasta, Helenice Luchetta, as reposições só poderão acontecer nas férias, finais de semana ou feriados.
Veja também
>>> Reposição do calendário letivo será discutida durante a semana em Blumenau
>>> Calendários de reposição serão aprovados até o fim da próxima semana em Blumenau
Continua depois da publicidade
– Cada unidade debateu com os professores e seus conselhos deliberativos. Eu solicitei que os diretores também contatassem os pais. O que a maioria concordar, deve ser colocado em prática – explicou a secretária.
A legislação brasileira determina que um ano letivo seja composto por 200 dias e 800 horas. Com base nisso, Helenice explica que não será possível aumentar a carga horária durante os dias da semana.
– Mesmo que ampliássemos o horário de aula durante a semana, não estaríamos cumprindo com os dias letivos – explicou.
O município possui 50 escolas de ensino fundamental e 77 Centros de Educação Infantil (CEIs). A maioria deles foi prejudicada pela greve.
Continua depois da publicidade