A expectativa da Secretaria de Educação de Blumenau é que até o fim da próxima de semana os modelos de reposição das aulas já tenham sido aprovados e comecem a ser colocados em prática nas escolas e Centros de Educação Infantil (CEIs). Ao total, 25 dias letivos foram prejudicados pela greve dos servidores municipais que terminou na última segunda-feira.

Continua depois da publicidade

Após ouvir o Sintraseb, a Secretaria de Educação reuniu-se na quarta-feira com os diretores das escolas e CEIs. Foram repassadas as questões legais da reposição e alguns modelos pré-definidos. No entanto, cada escola tem autonomia para escolher o modelo que mais se adaptar às suas necessidades, contando que esteja em acordo com a legislação. No Brasil, um ano é composto por 200 dias letivos com 800 horas.

Veja também

>>> Reposição do calendário letivo será discutida durante a semana em Blumenau

>>> Secretaria de Educação finalizará o calendário de reposições até a próxima semana

Continua depois da publicidade

– Até o fim da próxima semana já teremos os modelos prontos e aprovados. Provavelmente também haverá escola fazendo reposição – antecipa a secretária de Educação, Helenice Luchetta.

Alguns dos modelos apresentados pela Secretaria de Educação aos diretores de escola apontam a reposição durante as férias de julho. Também foi sugerido que mais dois dias sejam estendidos no final do ano, além de feriados que também podem ser trabalhados.

– Conversamos com a Secretaria para que o processo seja flexível. O servidor não pode ser sobrecarregado e a reposição precisa ser de qualidade – avaliou a presidente do Sintraseb, Sueli Adriano.

Prefeitura devolverá dias descontados a mais dos servidores

Apesar do acordo fechado entre Sintraseb e prefeitura, que estabelecia que três dias seriam descontados da folha de pagamento dos servidores grevistas, a prefeitura acabou descontando mais do que devia na folha de pagamento de junho. O fato aconteceu pois a folha de pagamento já teria sido fechada no momento em que as duas partes finalizaram o acordo. Foram descontados seis dias dos funcionários da educação e 12 dos servidores da saúde.

Continua depois da publicidade

Uma folha de pagamento suplementar está sendo finalizada pela Secretaria de Administração para devolver aos funcionários o valor descontado. O secretário de Administração, Carlos Xavier Schramm, afirma que sua equipe está trabalhando no levantamento dos dados, mas não estipulou prazos para a devolução do dinheiro.

– É um trabalho muito burocrático e é preciso levantar informações de cada servidor. Estamos empenhados em resolver isso o mais rápido possível – disse o secretário.