A reportagem “O estrangeiro ainda mais distante“, publicada no caderno NóS em novembro de 2016, foi contemplada com o Prêmio Andifes de Jornalismo 2017. Promovido pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), o prêmio reconhece reportagens que abordam o ensino superior e a educação básica no Brasil.
Continua depois da publicidade
Assinada por Cristian Edel Weiss, a reportagem apresenta um panorama sobre o Programa Ciência Sem Fronteiras, sob diferentes perspectivas, abordando de forma ampla o cenário vivenciado pelos bolsistas. O material teve participação da repórter Karine Wenzel, design de Karina Silveira e edição de Jeferson Cioatto. A reportagem venceu na categoria Ensino Superior.
Vencedor da categoria Educação Básica, Marília Banholzer, do Portal NE10, assina a reportagem “Educação Sexual Contra o Abuso Sexual”, mostrando a realidade de vítimas e familiares de uma forma incomum de abuso – quando os abusadores são outras crianças, muitas vezes, também vítimas de algum tipo de crime. Além de contextualizar a situação, a matéria apresenta propostas para a prevenção ao assédio, com sugestões de como abordar o tema na infância.
O Prêmio Andifes de Jornalismo tem abrangência nacional e, em dezoito anos, premiou diversos jornalistas de todo o país, envolvendo a educação em vários níveis, apontando avanços e desafios.
Clique aqui ou na imagem abaixo para ver a reportagem premiada:
Continua depois da publicidade