Todo domingo, jovens trocam suas identidades por de doutores. A missão é dar o remédio da alegria para pacientes da ala pediátrica do Hospital Maternidade Jaraguá. O grupo intitulado Doutores Sementinhas existe há quase dez anos e tem 20 voluntários.
Continua depois da publicidade
Seguindo uma escala, quatro jovens visitam a cada domingo a ala pediátrica e uma vez por mês o Abrigo Infanto Juvenil de Guaramirim. Uma das integrantes, Karina Kleber Ferreira, conta que o grupo é ligado à igreja Assembleia de Deus, mas que qualquer pessoa com dom do voluntariado pode participar das atividades.
A visita ao hospital começa com a troca de roupas e maquiagens dos personagens. Karina conta que cada pesssoa cria a sua identidade visual e recebe um apelido, assim as crianças podem reconhecer os palhaços ao longo das visitas.
– Como há pacientes que moram no hospital ou que retornam para os tratamentos, criamos essa identidade para que eles reconheçam os doutores. Nossa intenção é deixar o dia mais alegre para as crianças e para os pais – conta.
Continua depois da publicidade
Confira as notícias de Joinville e região
Papai Noel e super-heróis descem de rapel para entregar presentes a crianças em hospital
Papais Noéis de Joinville e Jaraguá contam o que esperam das pessoas neste Natal
Durante as visitas, os médicos-palhaços contam histórias, piadas, cantam e confeccionam bexigadas. O grupo realiza cursos e oficinas também para aperfeiçoar as técnicas de teatro e, duas vezes por ano, março e outubro, novos participantes são aceitos.
Os fãs de carteirinha do grupo são os pacientes residentes do hospital. Atualmente, quatro deles moram na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) da ala pediátrica. A mãe de Thalita, Giane de Carvalho, afirma que o domingo é esperado com ansiedade pela filha de dez anos, que possui uma síndrome rara e mora no hospital desde que nasceu.
Giane relata que o período de férias do grupo é torturante para os pacientes que passam 24 horas por dia na unidade de saúde. No coração dos palhaços, há histórias que emocionam. Sabrina Grasiele Marcelo relembra que, às vezes, o grupo visita adultos e idosos.
Continua depois da publicidade
Uma vez, o grupo visitou uma mulher que tentou suicídio. A paciente rezou pedindo a Deus que um anjo fosse visitá-la e, no dia seguinte, os sementinhas apareceram.
– Ela disse que percebeu que a vida dela era importante e que era possível ser feliz de outras maneiras – diz Sabrina.
O trabalho dos Doutores Sementinha será retomado no dia 10 de janeiro. A pedagoga da ala pediátrica, Marcia Oliar, diz que o clima hospital melhora com o retorno dos doutores.
Continua depois da publicidade
Como ajudar
O trabalho do grupo pode ser conferido na rede social www.facebook.com/sementinhas.doutorespalhacos. Lá, são mostradas as ações e meios para ajudar o grupo.