Se agora o que comanda as pistas são coreografias como twerk e stiletto, no passado ritmos como a Lambada e músicas como Ragatanga, do Rouge, já colocaram muita gente para dançar.
Continua depois da publicidade
Relembre:
>> Lambada
A “dança proibida” surgiu da junção de ritmos, como a cúmbia e o forró. Ganhou o país entre o final dos anos 1980 e o início dos 1990, com a popularização de artistas como Beto Barbosa (Adocica, Preta) e a banda Kaoma (Lambada – Chorando se Foi). Até Sidney Magal entrou na onda, com o hit Me Chama que Eu Vou, que virou abertura da
novela Rainha da Sucata.
Continua depois da publicidade
>> Macarena
A canção, da dupla espanhola Los Del Río, estourou mundialmente em meados dos anos 1990 e até hoje costuma agitar fins de festas (principalmente aquelas em família).
>> Axé
O estilo, que tem como pai o cantor Luiz Caldas, dominou o Nordeste nos anos 1980 e expandiu seus domínios para o restante do país na segunda metade dos anos 1990, muito graças a grupos que investiam em músicas com letras de duplo sentido e coreografias, como Gera Samba (depois É o Tchan!) e Cia do Pagode.
>> Ragatanga
Lançada originalmente pelo grupo espanhol Las Ketchup como Aserejé, a música virou febre no Brasil com o quinteto feminino Rouge, formado em um reality show em 2002.