O Quadradinho de 8, do Bonde das Maravilhas, virou mania no Brasil com uma coreografia insinuante e sensual. Mas não é só por aqui que essas modas pegam. Os americanos vivem uma febre que se multiplica em virais na internet e nas pistas de dança: o twerk.
Continua depois da publicidade
>> Top Tudo: relembre músicas e ritmos que fizeram sucesso graças às coreografias
Bastante provocante, o twerk consiste em mexer sensualmente os quadris. O movimento ficou famoso entre cantoras como Miley Cyrus, Ciara e Nicki Minaj, mas até a boy band britânica One Direction virou notícia quando fez a coreografia em uma apresentação em Miami. Não demorou para adolescentes mergulharem na ideia e lotarem a internet com vídeos ensinando o twerk.
Só para dar uma ideia, o vídeo How to Twerk, do canal HowCast do YouTube, tem mais de 7,5 milhões de views. Mas a dança não é uma unanimidade: na Califórnia, 33 alunos da Scripps Ranch High School foram suspensos depois que um grupo de meninas gravou um vídeo com a dança e postou na rede. Apesar do apelo dos pais para que a escola reconsiderasse, a decisão foi mantida, o que gerou um grande debate sobre o assunto nos EUA, inclusive na TV.
Em vídeo, aprenda a fazer o twerk
Continua depois da publicidade
Outra dança que surgiu lá fora e que está fazendo sucesso no Brasil é o stiletto. Baseada em coreografias de divas americanas, exige o uso do salto alto e já chegou às academias, onde mulheres aprendem a requebrar no ritmo de cantoras como a funkeira Anitta. A personal trainer Aline Demeneghi conta que suas aulas têm atraído médicas, empresárias e advogadas:
– As pessoas assistem e procuram, pois é um estilo bonito de se ver e de dançar.
O twerk e o stiletto se somam a uma longa lista de danças e coreografias do universo pop, em que figuram desde a rediviva Macarena, dos anos 1990, a febres recentes, como o jerk, importada do hip hop que despontou em 2008. Essa última acabou fazendo menos sucesso por aqui – talvez por ser bem mais difícil de dançar -, mas segue em alta entre os americanos.
Já o crank, popularizado pelo cantor Soulja Boy, incorporou-se a outras coreografias de hip hop e segue fazendo o pessoal pular na pista. O que vem a seguir é difícil saber. O coreógrafo da companhia Muovere William Freitas acredita que o Brasil vive uma valorização maior da cultura do país e que a moda aqui segue cada vez mais para o lado do funk carioca. Só nos resta dançar.
Saiba mais sobre os estilos de dança:
>> Stiletto
A inspiração veio das estrelas pop americanas, como Beyoncé, e do grupo Pussycat Dolls, mas, por aqui, a cantora Anitta também manda ver nos passos. A técnica explora o uso de poses, um andar mais sensual, caras e bocas (o famoso carão) e promete fortalecer as pernas e alinhar o corpo.
Continua depois da publicidade
>> Twerk
Nos Estados Unidos, Nicki Minaj, Ciara, Miley Cyrus e Busta Rhymes são apenas alguns dos nomes que abraçaram a febre que surgiu no hip hop americano lá pelos anos 1990, mas estourou só agora: o twerk. A dança se resume a um movimento sensual do quadril.
>> Crank
O hip hop trouxe também o crank, criado pelo rapper Soulja Boy. A coreografia reúne diversos passos e movimentos que vão rolando de acordo com a letra da música. O sucesso da dança consolidou Soulja no mercado musical e o transformou em personagem do jogo Dance Central, do Xbox 360.
>> Jerk
As danças importadas do hip hop americano não são novidade. Quem lembra do jerk, popularizado pelo grupo New Boyz? A mania apareceu em 2008, na Califórnia. O passo simples, de mover os pés para frente e para trás, espalhou-se rapidamente entre jovens do mundo todo.