Lindemberg Alves, de 25 anos, foi condenado nesta quinta feira a 98 anos e 10 meses de prisão pelo assassinato da ex-namorada Eloá Pimentel, em Santo André (SP). A pena severa traz a lembrança de outros casos de repercussão nacional onde os acusados foram condenados a pena superior a 30 anos – apesar de este ser o limite de tempo que alguém pode passar na cadeia, conforme a legislação brasileira.
Continua depois da publicidade
Relembre:
Suzane Von Richthofen e os irmãos Cravinhos – Apontada como mentora da morte dos pais, ocorrida em 31 de outubro de 2002, Suzane Von Richthofen foi condenada em última instância pelo 1° Tribunal do Juri de São Paulo, a cerca de 39 anos de prisão. O julgamento ocorreu entre 17 e 22 de julho de 2006. Daniel Cravinho pegou 39 anos e Cristian Cravinho recebeu sentença de mais de 38 anos de prisão. Os pais de Suzane, Manfred e Marísia, foram assassinados a golpes de barras de ferro. No dia do crime, a casa foi revirada e dinheiro foi levado para forjar latrocínio. Sobre o motivo do crime, Suzane teria sustentado que os pais não aceitavam o namoro com Daniel. Além disso, existia um suposto interesse na herança.
Casal Nardoni – Em 23 de março de 2010, Alexandre Nardoni e sua companheira Anna Carolina Jatobá receberam a sentença pela morte da menina Isabella Nardoni. Alexandre pegou mais de 31 anos e Anna Carolina mais de 26 anos de prisão. Isabella foi atirada do sexto andar do prédio onde moravam seu pai e a madrasta em 29 de março de 2008, em São Paulo.
Médico Roger Abdelmassih – O especialista em reprodução assistida foi condenado em 23 de novembro de 2010 a 278 anos de prisão, em regime inicial fechado, por ter abusado de pacientes que iam se tratar em sua clínica. A sentença foi proferida pela juíza Kenarik Boujikian Felippe, da 16ª Vara Criminal de São Paulo. Os abusos contra as pacientes, segundo a denúncia, teriam ocorrido entre os anos de 1995 e 2008, nas dependências da Clínica e Centro de Pesquisa em Reprodução Humana Roger Abdelmassih, localizada no Jardim Paulista, região central da capital paulista. A denúncia contra o médico foi feita por 39 pacientes. De acordo com a sentença, Abdelmassih foi acusado pela prática de 56 delitos contra 39 mulheres, já que algumas pacientes relatam terem sido vítimas de abuso por mais de uma vez.
Continua depois da publicidade
Adriano da Silva – No Rio Grande do Sul, chamou atenção o caso de Adriano da Silva. Em outubro de 2011, o Tribunal do Juri da comarca de Passo Fundo condenou Adriano da Silva a 32 anos de prisão por homicídio, estupro de vulnerável e ocultação de cadáver. O paranaense é acusado de matar o menino Volnei Siqueira dos Santos, assassinado aos 12 anos, em julho 2003. O corpo de Volnei foi encontrado às margens da rodovia ERS-324, que liga Passo Fundo a Marau.
Pimenta Neves – Outro caso que chamou atenção no país, mas a condenação foi inferior a 30 anos, foi do jornalista Antônio Marcos Pimenta Neves. Ele foi condenado a 15 anos de prisão pela morte da também jornalista Sandra Gomide, ocorrida em 20 de agosto de 2000. Na época do crime, o casal tinha rompido um relacionamento de quase três anos. Os dois trabalharam no Grupo Estado. Pimenta foi diretor de redação e Sandra editora do caderno de Economia. Ela morreu ao ser atingida por dois tiros, um na cabeça e outro nas costas. Pimenta Neves se entregou em maio de 2011 após ser cercado por policiais da Divisão de Captura da Polícia Civil em sua residência na cidade de Santo Amaro, em São Paulo.