A Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) divulgou nesta sexta-feira o 3º relatório de balneabilidade da temporada 2013-2014, o primeiro deste ano. No estudo, 36 pontos foram considerados próprios no Litoral Norte, dos 53 analisados. Já no Estado foram 59 impróprios, dos 200 analisados.
Continua depois da publicidade
> Confira o relatório completo de balneabilidade divulgado pela Fatma <
Uma das maiores mudanças, considerando o relatório anterior, ocorreu em Balneário Camboriú, que antes tinha apenas um ponto impróprio e desta vez tem seis. Em Penha, apenas dois dos nove pontos permanecem impróprios para banho e em Navegantes, os três pontos da amostra não são indicados.
De acordo com o gerente de Pesquisa e Análise da Qualidade Ambiental da Fatma, Haroldo Tavares Elias, houve um pequeno aumento de números impróprios já esperados devido às chuvas na primeira semana de janeiro e ao aumento considerável de pessoas no litoral.
Continua depois da publicidade
– Com a população mais que dobrando em algumas cidades do litoral, significa mais descarte de lixo e esgoto.
As condições de balneabilidade são determinadas pela quantidade de coliformes fecais/E coli amostradas nos locais de coleta. A presença de coliformes fecais indica o lançamento de esgoto nas águas do mar. De acordo com Haroldo, a ligação incorreta na rede de esgoto e os efluentes provenientes de sistemas individuais de tratamento (fossa/filtro) ineficientes, de sistemas coletivos incompletos ou com operação irregular ou mesmo de esgoto bruto têm sido as principais causas para a poluição nas praias catarinenses.
– Outro fator são as chuvas intensas e ressacas, de forma geral, que contribuem para o incremento na quantidade de esgoto que chega até as praias – esclarece Haroldo.
Continua depois da publicidade
Escolha adequada
A Fatma sugere aos banhistas que procurem locais afastados de rios, riachos e galerias de drenagem pluvial, especialmente de 24h a 48h após maior volume de chuvas, pois há maior probabilidade de haver fontes poluidoras nestes pontos. Cada um dos 200 pontos monitorados não representa, necessariamente, uma praia, pode ser uma foz de rio ou lagoa.
Santa Catarina possui mais de 200 praias e nem todas apresentam necessidade de monitoramento. O órgão está repondo as placas danificadas a partir dessa segunda-feira. O relatório de balneabilidade da Fatma é divulgado semanalmente até março. É possível acompanhar a balneabilidade do litoral catarinense pelo site fatma.sc.gov.br
Cuidados
Tome banho longe da foz do rio ou tubulações de drenagem
Observe a coloração da água, que deve ser clara/transparente
Não tome banho se houver cheiro forte