Santa Catarina tem 59 pontos impróprios para banho em Santa Catarina, segundo relatório de balneabilidade divulgado pela Fundação do Meio Ambiente de Santa Catarina (Fatma) nesta sexta-feira.
Continua depois da publicidade
Desse total, 20 pontos estão em Florianópolis e 39 em outras cidades do Estado. A Fatma analisou 200 pontos no litoral. Este é o primeiro relatório de 2014. Por causa da chuva registrada na semana passada e pelo grande número de turistas no Litoral, houve um aumento de três pontos impróprios em Florianópolis comparado ao relatório divulgado em 20 de dezembro.
– Com a população mais que dobrando em algumas cidades do litoral, significa mais descarte de lixo e esgoto. A chuva intensa e a ressaca contribuem para o incremento na quantidade de esgoto que chega até as praias – avalia o gerente de pesquisa e análise da qualidade ambiental da Fundação, Haroldo Tavares Elias.
Os pontos que apresentaram contaminação no novo relatório em Florianópolis foram o Rio do Braz, em Canasvieiras, que transbordou devido à chuva na última sexta-feira, o ponto em frente à guarita do Guarda-Vidas na Praia de Ingleses e a Praia Brava.
Continua depois da publicidade
A Fatma segue recomendando que os banhistas procurem lugares afastados de rios, riachos e galerias de drenagem pluvial para tomarem banho, especialmente de 24 a 48 horas após o registro de um grande volume de chuva.
Para facilitar, a Fundação vai começar a repor a partir de segunda-feira as placas danificadas por vândalos e que indicam as condições de cada ponto. No feriado do Ano Novo, 40 das 200 placas espalhadas foram danificadas. O órgão divulga um relatório de balneabilidade toda semana até março de 2014.
Navegue no mapa abaixo e veja a condição das praias de SC segundo a Fatma: