A prova mais tradicional da vela estadual está marcada para este sábado em Florianópolis. É a 47ª edição da Regata Volta à Ilha de Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Marcel Stürmer passa experiência a jovens patinadores de SC

Confira o especial sobre os 15 anos de Guga Kuerten no topo do mundo

A largada acontece em frente à sede central do Iate Clube de Santa Catarina, em direção ao Sul da Ilha. O percurso compreende aproximadamente 75 milhas náuticas, em torno de 120km, e é todo feito por bombordo, ou seja, mantendo-se sempre à esquerda da embarcação. A expectativa é de que aproximadamente 40 embarcações compareçam, divididas entre as classes ORC, C30, BRA- RGS, HPE25 e Visitantes.

Continua depois da publicidade

Nos últimos anos, os veleiros Catuana Kim e Mano´s Champs dominaram as regatas, alternando não só as disputas por título, mas também nas quebras de recorde. Em 2005, comandado por Paulo Cocchi, o Catuana estabeleceu 9h13mim, mas em 2011, o Mano Champ´s, de Avelino Alvarez, registrou 8h43m01s, tempo que permanece até hoje com recorde da competição.

No entanto, o domínio da dupla foi quebrado no ano passado, com o veleiro C30, Katana/Energia, de Fábio Filippon sendo o Fita Azul da regata, uma das mais difíceis da história com condições de vento extremamente adversas.