A organização da regata francesa Jacques Vabre confirmou a largada da competição para esta quinta-feira. Os 44 barcos deixam Le Havre com destino a Itajaí às 13h (10h no horário brasileiro).

Continua depois da publicidade

O início da competição estava sendo aguardado desde domingo, mas devido ao mau tempo sofreu dois adiamentos. O atraso deve impactar também a chegada ds embarcações em Itajaí, que inicialmente estavam previstas a partir do dia 20 deste mês.

A organização da regata se baseou nos relatórios da agência de meteorologia Météo-France para confirmar a largada. No entanto, algumas medidas de segurança ainda serão adotadas como paradas para esperar melhores condições do vento.

De acordo com o divulgado pela assessoria de imprensa da competição, durante as primeiras milhas de travessia haverá ventos fortes e ondas acima da média. Por isso, caso necessário, as equipes das classes 40 e Multi50 poderão parar em um pequeno porto de Roscoff, na região da Bretanha, parte mais ocidental da França.

Outra medida adotada pela organização, é de que a Marinha francesa fará a segurança das embarcações que sairão da área portuária de Le Havre. Uma navio patrulha vai auxliar na partida.

Continua depois da publicidade

-Antes da largada desta quinta-feira, a comissão vai informar aos velejadores se será necessário ou não atracar em Roscoff. Vamos analisar mais uma vez a situação meteorológica após o briefing da agência Météo-France para adotarmos a medida mais segura – explica a diretora da prova, Sylvie Viant.

Como será a largada

Os barcos começam a se posicionar em uma linha reta na bacia Bellot, em Le Havre, no início da manhã desta quinta-feira. O navio da Marinha francesa conduzirá a saída dos 44 veleiros até o local da largada.

Os primeiros a partir de Le Havre serão os da Classe40, entre 9h30 e 10h20 (6h30 às 7h20 horário brasileiro de verão), seguidos dos IMOCA, das 10h22 até as 10h40 (7h22 às 7h40), dos Multi50, 10h42 às 10h52 (7h42 às 7h52) e dos MOD70 (7h54 às 10h56).

O tiro de largada será às 13h (10h no Brasil) para os 26 veleiros da Classe 40. Na sequência partem os 10 da IMOCA, os seis Multi50 e os dois da MOD70, que devem ser os primeiros a chegar em Itajaí (SC). De acordo com a Météo-France, os ventos devem variar de 10 a 20 nós em Le Havre.

Continua depois da publicidade