Interditado há uma semana a pedido do Ministério Público, o Centro de Atendimento Socioeducativo Provisório (Casep) de Itajaí entrou em reforma nesta semana. A previsão é que a obra seja concluída em três meses. Os nove adolescentes que cumprem medidas socioeducativas no local estão sendo transferidos para outras unidades do Estado _ cinco cumprirão regime de semi liberdade, dois foram levados para a unidade de Blumenau e outros três ainda aguardam decisão do Dease.
Continua depois da publicidade
O diretor-geral da unidade, Mateus Antônio Ribeiro, explica que serão gastos R$ 160 mil em melhorias no prédio, que hoje sofre com rachaduras, infiltrações, entupimentos nos banheiros e chuveiros estragados. Os recursos são da Secretaria da Justiça e Cidadania de Santa Catarina.
– Vamos demolir alguns quartos, a quadra de esportes e a frente do Casep, que depois serão reconstruídos. A estrutura também vai ganhar quartos adaptados para deficientes, sala de televisão e para aulas, biblioteca e um ambulatório – afirma.
::: Pagamento de agentes do Casep de Blumenau deve ser feito na segunda-feira
Além disso, a unidade terá uma quadra de esportes coberta e passará por melhorias no refeitório, banheiros e corredores. Com a reforma, o Casep poderá atender 30 adolescentes. Ribeiro diz ainda que 11 dos 18 funcionários serão demitidos durante a reforma. No período, funcionará apenas a parte administrativa e a vigilância. Outra modificação é no número de quartos disponíveis, que passarão de 26 para 22.
Continua depois da publicidade
– Esses quartos não têm mais condições de uso, pois a estrutura foi afetada. Eles foram construídos em uma área ser fundação e o terreno já estava cedendo – comenta.