Os dois meses de atraso no pagamento dos 12 funcionários do Casep de Blumenau será solucionado nesta segunda-feira, segundo a ONG Opção de Vida, que administra a unidade. Entretanto, o coordenador do Casep, Ivan Góes, afirma que o atendimento dos 11 internos ficará prejudicado neste fim de semana. Isso porque, segundo ele, os quatro agentes temporários que atuam na casa vão embora neste sábado de manhã e o efetivo, que está paralisado desde abril, só irá retornar às atividades quando o dinheiro referente a março e abril for depositado.
Continua depois da publicidade
– As cozinheiras não virão trabalhar no fim de semana se o pagamento não for feito até o fim da tarde de hoje (sexta-feira) e eu não posso deixar os adolescentes sem refeição. O atendimento certamente ficará prejudicado – alerta.
A gerente administrativa da ONG Opção de Vida, Leocádia Riba, confirmou que o pagamento dos agentes da unidade de semiliberdade já foi regularizado, mas que o do Casep só será normalizado na semana que vem:
– O Estado já fez o repasse para a ONG e faremos o depósito hoje (sexta-feira), mas o dinheiro só estará na conta dos funcionários na segunda-feira.
Góes é taxativo ao afirmar que a promessa de pagamento não fará com que as atividades sejam retomadas:
Continua depois da publicidade
– Metade do problema é do Estado e a outra metade é da ONG. O governo repassar a verba para a ONG é 50% do problema resolvido, agora faltam os outros 50%. Quando o pagamento estiver efetivamente na conta dos agentes, os trabalhos serão normalizados – critica.
O presidente da ONG, Christian Gevaerd Ocker, informou que ainda não foi procurado pelo coordenador do Casep e, por isso, não pode falar sobre o ocorrido. Já o diretor do Departamento de Administração Socioeducativa (Dease), Roberto Augusto Carvalho Lajus, reconheceu que a situação no local é preocupante, mas garantiu que o Casep funcionará normalmente durante o fim de semana.
– A transferência dos recursos para a conta da ONG aconteceu hoje (sexta-feira), mas como o banco precisa compensar esse dinheiro, que não é pouco, o pagamento dos agentes só estará disponível para saque na segunda-feira. Nesse caso, os agentes efetivos do Estado, que trabalham na intervenção do Casep desde o início da paralisação, seguem lá. O atendimento dos internos não será prejudicado – afirmou ao ressaltar que, no total, a Secretaria de Justiça e Cidadania repassou duas parcelas de R$ 93 mil à ONG que administra o Casep para regularizar os salários referentes aos meses de março e abril.