A reforma na ponte Trindade, que liga Schroeder a Jaraguá do Sul pelo bairro Santa Luzia, deve ser retomada na próxima semana. A expectativa é que entre a segunda e a quarta-feira uma empresa terceirizada pela Construrio, licitada para a obra, realize o serviço de reforço nos pilares da estrutura.

Continua depois da publicidade

A recuperação da ponte iniciou no começo de junho deste ano e foi interrompida três semanas depois, por cauda dos riscos de realizar o reforço dos pilares. A empresa terceirizada considerou a obra insegura e avaliou que o procedimento poderia afetar ainda mais a estrutura da ponte.

Desde então, a Construrio e engenheiros da Prefeitura de Schroeder têm buscado uma alternativa. Um mês e meio após a paralização dos trabalhos, um novo projeto foi elaborado, optando pela implantação de mini estacas metálicas.

Ao mesmo tempo que a retomada do trabalho é anunciada, um novo capítulo na história da ponte começa a ser desenvolvido nesta terça-feira. Será instalada uma ponte provisória, de madeira, que permitirá a passagem de carros e até caminhões.

Continua depois da publicidade

Segundo o secretário de Obras de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle, a expectativa é que as obras estejam finalizadas até a próxima quarta-feira. O acesso provisório será utilizado até que a ponte seja reformada. O valor total da ponte de madeira ainda não foi informado.

A ponte Trindade foi interditada no fim de 2012, quando seus pilares cederam. Desde então, motoristas precisam fazer o desvio pelo bairro Itoupava-açu, em Schroeder, que fica a cerca de quatro quilômetros.