A dois dias do fim do prazo para a declaração do Imposto de Renda 2015, às 23h59min de 30 de abril, 21% dos 1,08 milhão de catarinenses que devem declarar o imposto ainda não acertaram suas contas com Leão. Segundo os dados da Receita Federal das 11h desta terça-feira, cerca de 232 mil pessoas ainda precisam enviar sua documentação em Santa Catarina e 847.320 já enviaram.

Continua depois da publicidade

No entanto, o percentual de declarações catarinenses está acima da média nacional este ano. Em todo o Brasil, das 27,5 milhões de declarações estimadas pela Receita Federal, 18,8 milhões foram entregues até as 17h desta segunda-feira, o que indica um percentual de 31,7% de brasileiros que ainda não apresentaram a documentação.

:: Veja também: sete dicas para não cair na malha fina

A Receita alerta para o risco de as pessoas deixarem para enviar a declaração nos últimos dias e encontrarem dificuldades devido ao acúmulo de acessos no site da receita, que já apresenta lentidão nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Os contribuintes que perderem o prazo ficam sujeitos ao pagamento de multa mínima de R$ 165,74 ou o equivalente a 20% do imposto devido.

Leia também:

:: Governo publica MP com correção escalonada da tabela do IR

:: Mais notícias sobre imposto de renda

A declaração pode ser preenchida no computador, com a utilização do programa gerador, ou em dispositivos móveis, como tablets ou smartphones. Para isso, é necessário usar o aplicativo m-IRPF ou acessar diretamente o site da Receita Federal, por meio do Centro Virtual de Atendimento (e-CAC).

O canal da Receita no Youtube disponibiliza vídeos tutoriais e tira-dúvidas. Veja um exemplo: