Faltam apenas sete dias para o prazo final de entrega do imposto de renda em todo o país. Santa Catarina está um pouco a frente da média nacional, mas ainda faltam 40% das um milhão e 50 mil declarações esperadas pela Receita Federal para o Estado.
Continua depois da publicidade
– Recebemos 627 mil declarações. Ainda falta um pouco menos da metade e só falta uma semana – conta o delegado adjunto da Receita em Florianópolis, Ari Silvio de Souza.
Leia também:
:: Governo publica MP com correção escalonada da tabela do IR
Continua depois da publicidade
:: Mais notícias sobre imposto de renda
O prazo final da entrega é o dia 30 de abril. No Brasil todo, a Receita estima que 27 milhões de contribuintes devem entregar o documento ao fisco. Até agora, foram cerca de 15 milhões de declarações enviadas.
– Para quem deixou para a última hora, a dica é correr contra o tempo e não deixar para o último minuto – afirma Adilson Cordeiro, contador e sócio da empresa Logos Contabilidade.
Quem perder o prazo, é obrigado a pagar uma multa mínima de R$ 165,84 e, depois, ainda vai incidir um percentual sobre o imposto a pagar.
Continua depois da publicidade
Veja sete dicas para esta última semana
Restituição
Para quem declara já pensando em quando vai receber a restituição, ter demorado para fazer o Imposto de Renda não é uma boa notícia. O envio de última hora deve fazer esse dinheiro cair na conta apenas no final do ano. Em 2015, essa devolução não deve sair tão cedo.
– É bem provável que não. Ano passado o governo deu uma segurada e tudo indica que esse ano vai segurar mais ainda. O único lado bom é que funciona muito bem como uma poupança forçada – disse o contador, lembrando que o dinheiro é corrigido pela taxa Selic, que hoje está em 12,75%.
Os dias dos pagamentos das restituições foram divididos em sete lotes, a serem pagos em 15 de junho, 15 de julho, 17 de agosto, 15 de setembro, 15 de outubro, 16 de novembro e 15 de dezembro.
Continua depois da publicidade