Pelo menos quatro dos seis aeroportos de Santa Catarina que realizam voos domésticos e são geridos pela Infraero registraram leve queda no volume de passageiros em 2016. Em média, o movimento no Estado recuou 5% de janeiro a maio, segundo dados da instituição.

Continua depois da publicidade

A diminuição na demanda acompanhou o cenário nacional, que nos primeiros meses do ano perdeu 3 milhões de clientes. Em números gerais, de acordo com levantamento da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (Abear), o país recuou 8,2% em relação ao mesmo período de 2015.

Aeroporto Hercílio Luz: audiência sigilosa dificulta entendimento sobre a concessão

Definidos os valores para a concessão do Aeroporto Internacional Hercílio Luz

Continua depois da publicidade

Em Joinville, a quantidade total de pessoas transportadas declinou 5,2% em relação aos primeiros meses de 2015. No Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis, a queda registrada foi de 3,4%. Já no campo de aviação de Criciúma, a diminuição chegou a 9%.

Em Chapecó, a retração foi muito pequena, cerca de 1% ao longo dos primeiros meses deste ano. Segundo assessoria da prefeitura da cidade, que também responde pelo aeroporto, havia certa expectativa para a desaceleração sutil nos números devido os dados nacionais divulgados pela Abear – entidade que representa 99% do mercado aéreo.

Para o presidente da Associação Brasileira de Agências de Viagens em Santa Catarina (ABV-SC), Eduardo Loch, a saída de seis voos do aeroporto de Florianópolis no começo de 2016, e o aumento nas passagens aéreas são fatores que contribuíram para a queda no volume de passageiros. No entanto, como destaca o presidente, no cenário nacional, o Estado, apesar da queda, ainda segue com bons resultados.

Continua depois da publicidade

– Santa Catarina é favorecida pelo cambio, já que recebe muitos turistas da Argentina, Paraguai e Uruguai, Chile – e muitos viajam de avião. Além disso o mercado de negócios é forte. Mas no geral, a crise nacional, que afeta todo o país, atinge Santa Catarina também, mesmo que em menor escala – explica Loch.

As viagens internacionais também tiveram baixa de 4,5% na comparação com o mesmo mês de 2015. No aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, o número de viagens internacionais caiu 13%.

Dois aeroportos registraram alta

Apesar da queda nos principais pontos de aviação em Santa Catarina, o aeroporto de Jaguaruna, que passou a operar em 2015, aumentou em mais de 500% o volume de passageiros. No ano passado, foram pouco mais de 2 mil pessoas transportadas. Nos seis primeiros meses de 2016, o número subiu para

Continua depois da publicidade

14 mil passageiros.

Na cidade de Navegantes o crescimento do aeroporto no município foi de 9% neste semestre. Segundo o Superintendente do terminal aéreo, Edson Antunes Nogueira, o aumento se deu por conta da região, importante polo no Estado e turismo. Segundo Nogueira, em janeiro de 2016, o avanço foi ainda maior: 14% a mais no volume de passageiros.

Infraero pode assumir a administração do aeroporto de Jaguaruna, no Sul do Estado

Governo de SC apresenta proposta para aeroporto de carga em Jaguaruna

– Atribuo esse crescimento pelo turismo. O nosso aeroporto recebe muitos turistas por ser um local muito importante do estado, próximo do Beto Carrero e da Oktoberfest – explica Nogueira.

Leia as últimas notícias do Diário Catarinense