O aeroporto de Jaguaruna, Humberto Ghizzo Bortoluzzi, deve mudar de gestão no ano que vem. A medida seria tomada para diminuir os custos com a administração dos aeroportos do Sul do Estado. Na cidade vizinha,Forquilhinha, o Diomício Freitas já é administrado pela Infraero, que deve assumir as operações também em Jaguaruna.
Continua depois da publicidade
Em reunião na tarde de ontem na sede da Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec), em Criciúma, prefeitos da região se reuniram com o secretário de Infraestrutura de Santa Catarina, João Carlos Ecker, para falar sobre as mudanças. Segundo ele, o contrato da Infraero para administrar o Diomício Freitas vence no dia 31 de maio. Já o contrato do Estado com a RDL, que administra o empreendimento de Jaguaruna, vence em junho. A proposta é tentar renovar com a Infraero até o fim do ano, oferecendo em contrapartida a administração do Aeroporto Regional de Jaguaruna a partir de janeiro.
Atualmente, manter os aeroportos em funcionamento custa R$250 mil em Jaguaruna e R$ 130 mil mensais aos cofres do Estado. Com a gestão dos dois terminais sendo feita pela Infraero, seria possível fazer economia, segundo o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande.
— Queremos baixar esses valores quem sabe com uma única empresa administrando os dois aeroportos, quem sabe a Infraero assuma ao dois e com isso baixe os valores e a população continue voando com preços competitivos —explica o secretário.
Continua depois da publicidade
Segundo Casagrande, o governo do Estado tem todo o interesse em manter os dois contratos, e por isso ainda não há uma decisão final sobre as mudanças na gestão.
— A importância de ter os dois é indiscutível, se você tem um só funcionando, com uma linha área, você não tem competitividade, os preços das passagens automaticamente sobem. Com os dois, as passagens baixam — pondera.
Atualmente, o aeroporto de Jaguaruna possui vôos de segunda a sexta-feira para São Paulo (Congonhas) pela empresa TAM. Em Forquilhinha, as viagens também são durante os dias de semana, com trechos até Campinas (Vira Copos) pela Azul e translado de ônibus até São Paulo.