Após Centros de Educação Infantil (CEIs) de Blumenau e Brusque suspenderem as aulas devido à suspeita de surtos de impetigo, mais quatro casos foram confirmados nesta segunda-feira – desta vez em uma escola municipal de Taió, onde todos os CEIs já estão fechados temporariamente.

Continua depois da publicidade

::: Taió e Brusque fecham creches com suspeita de surto de impetigo

Segundo Rozi Terezinha de Souza, secretária municipal de Educação, a doença bacteriana – que atinge a pele e é transmitida por meio do contato com pessoas infectadas e compartilhamento de utensílios – teria sido registrada em apenas uma unidade da rede pública. No entanto, ela adianta que outras 10 crianças aguardam o diagnóstico.

– Amanhã (terça-feira) teremos uma reunião com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive/SC) porque ainda não sabemos se o que estes alunos têm é impetigo ou outra doença de pele – comenta a secretária.

::: Creche de Blumenau afasta 10 crianças com suspeita de impetigo

Continua depois da publicidade

Ela explica que carteiras, cadeiras e outros itens da escola estão sendo desinfetados com álcool e água sanitária, justamente para evitar que os alunos fiquem expostos a qualquer tipo de bactéria. Por enquanto não há perspectivas de fechamento da unidade. As crianças que apresentam sintomas são encaminhadas a uma da seis unidades de saúde do município, e os alunos infectados já foram isolados.