Itajaí se prepara para uma final emocionante na quinta etapa da Volvo Ocean Race. Quatro barcos – Abu Dhabi, Mapfre, Alvimedica e Brunel – se aproximam da linha de chegada quase empatados. Os barcos subiam no meio da tarde de sábado o Atlântico na altura do Rio Grande do Sul e devem terminar a travessia de mais de 12 mil quilômetros neste domingo à tarde.

Continua depois da publicidade

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

A expectativa é que milhares de pessoas lotem a Vila da Regata e os molhes em Itajaí e Navegantes para receber os barcos. A Itajaí Stopover foi aberta ao público nesta sexta-feira, quando atraiu mais de 8 mil pessoas. À espera tem um um gostinho especial para os brasileiros. O Mapfre, que tem a bordo o único representante do Brasil na disputa, André Fonseca – o Bochecha -, estava na segunda posição, atrás apenas 3,5 quilômetros do líder Abu Dhabi.

Continua depois da publicidade

– Nosso objetivo claro é pegar pódio, ainda melhor terminar em primeiro e dedicar a vitória à torcida brasileira, que certamente conta as horas para a nossa chegada – disse neste sábado Bochecha.

A vantagem entre o Abu Dhabi e o quarto integrante do primeiro pelotão, o Team Brunel, é de 16 quilômetros. A etapa entre a Nova Zelândia e o Brasil é considerada a mais difícil da competição. Os barcos pegaram um ciclone na Oceania, gelo nos Mares do Sul, contornaram icebergs e o Cabo Horn.

Nessa etapa, ficou pelo caminho o Dongfeng Race Team, que teve o mastro quebrado, e precisou abandonar a perna, seguindo para Itajaí a motor. O barco feminino, Team SCA, está a mais de 1 mil quilômetros dos líderes e tem enfrentado dificuldades. A chegada da equipe está prevista, inicialmente, para segunda-feira.

Caso vença, Abu Dhabi ficaria com uma vantagem de sete pontos na classificação geral, mas com quatro etapas para o fim da competição, ainda seria impossível prever um campeão.

Continua depois da publicidade

Classificação geral da regata até aqui*:

1º Abu Dhabi Ocean Racing – 8 pontos

2º Dongfeng Race Team – 8 pontos

3º Team Brunel – 14 pontos

4º Team Alvimedica – 16 pontos

5º Mapfre – 16 pontos

6º Team SCA – 24 pontos

7º Team Vestas Wind** – 36 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.

** Equipe está fora da competição desde que encalhou rumo a Abu Dhabi e pretende retornar na etapa de Lisboa.