As dificuldades do percurso entre a Nova Zelândia e o Brasil parecem ter dado ainda mais velocidade aos barcos da Volvo Ocean Race. Mesmo enfrentando ventos fortes, grandes ondas e até icebergs, a flotilha avança rápido e a data prevista dachegada a Itajaí foi antecipada do dia 7 para 4 de abril. A informação foi divulgada no fim desta sexta-feira.

Continua depois da publicidade

Nessa última atualização, a equipe Alvimedica aparecia em primeiro lugar na corrida até Itajaí, seguida pelo Team Brunel, da Holanda. O Mapfre, que tem a bordo o brasileiro André Fonseca – o Bochecha -, é o quarto colocado. E a concorrência está grande. Até quinta-feira, eram os holandeses quem lideravam.

::: Leia todas as notícias sobre a Volvo Ocean Race

::: Site mostra localização das equipes da Volvo em tempo real

Continua depois da publicidade

::: Acesse a página especial sobre a Regata Volta ao Mundo

Se as posições mudam a cada dia, as dificuldades do percurso se mostram uma constante. Após um começo tumultuado, um enorme iceberg de mais de um quilômetro de extensão forçou a organização a alterar os limites de navegação na quinta etapa do evento.

Já no Oceano Austral e velejando com média de 22 a 26 nós, as equipes precisam respeitar as zonas de proibição para evitar acidentes. O bloco de gelo, porém, estava se movimentando na direção da flotilha, e a organização optou por mover a atual rota limite mais para o Norte.

O bloco de gelo gigante não é a única preocupação. Os growlers – pedaços de gelo que se partem e flutuam semi-submersos na água gelada – também são uma grave ameaça para a regata. Não bastasse isso, as águas por lá estão em temperatura variando de 10 a -2 graus. Então, não cair no mar é vital para as tripulações. A hipotermia pode matar uma pessoa em 15 minutos.

Continua depois da publicidade

E a previsão, daqui pra frente, não é das melhores. A bordo do veleiro Mapfre, Antonio Cuervas Mons garante que a coisa vai piorar.

– Vão ser cerca de 10 dias complicados, passando frio e muito vento – disse o espanhol.

Classificação geral da regata*:

1º Abu Dhabi Ocean Racing – 8 pontos

1º Dongfeng Race Team – 8 pontos

3º Team Brunel – 14 pontos

4º Team Alvimedica – 16 pontos

5º Mapfre – 16 pontos

6º Team SCA – 24 pontos

7º Team Vestas Wind – 36 pontos

*Quem tiver o menor número de pontos vence. Isto porque a pontuação corresponde à ordem de chegada. Quem chega em 1º lugar recebe um ponto e quem chega em 6º, seis.