Um homem que cumpria pena por estupro na Penitenciária de São Pedro de Alcântara, na Grande Florianópolis, foi encontrado morto na manhã desta segunda-feira. De acordo com a assessoria do Departamento de Administração Prisional (Deap), Fernando Eduardo Pinheiro, de 31 anos, pode ter sido eletrocutado.

Continua depois da publicidade

O corpo do detento, conhecido como Danoninho, foi encaminhado para o Instituto Médico legal (IML). Um inquérito já foi aberto para investigar as causas da morte. Como o homem estava sozinho na cela, a suspeita é de que a morte tenha sido acidental.

Essa é a quarta morte na penitenciária neste ano. No último dia 12 um preso foi morto em uma briga. Edson Vieira Sarnento, 36 anos, estava no horário do banho de sol quando foi ferido com um espeto e sufocado até a morte.

No dia 8 de fevereiro, o detento Edson do Nascimento Onofre, o Japa, 36 anos, foi encontrado morto embaixo de uma escada na penitenciária. Os presos teriam o matado porque supostamente ele teria denunciado um plano de fuga. Japa seria um dos líderes da facção criminosa Primeiro Grupo Catarinense (PGC).

Continua depois da publicidade

Em janeiro, Alexandre Pinheiro de Lima, 32 anos, foi morto a facadas. O crime teria acontecido na cela 5 da unidade prisional.