Mais um ataque planejado e violento de uma quadrilha de assaltantes de banco voltou a levar pânico e medo a moradores de uma pequena cidade do Meio-Oeste de Santa Catarina. Os bandidos também desafiaram a própria polícia, atirando contra o quartel da Polícia Militar.

Continua depois da publicidade

Foi na madrugada deste domingo, em Irani, quando criminosos armados com fuzil metralharam o posto da Polícia Militar e em seguida explodiram caixas eletrônicos do Banco do Brasil e Santander.

A ação aconteceu às 4h no Centro de Irani, cidade com 10 mil habitantes. Em dois carros modelo Gol, um da cor branca e outro da cor preta, os oito criminosos se dividiram em dois grupos.

Um deles foi para a frente da base da PM e enquanto atiravam contra o local o outro bando se dirigiu para um posto em que funcionavam dois caixas eletrônicos do Santander e para uma agência do Banco do Brasil, ambos a cerca de um quilômetro da unidade policial.

A quadrilha disparou tiros de fuzil 762 e 556 contra a viatura e o posto policial onde havia dois PMs, os únicos de plantão na madrugada, que não ficaram feridos.

Continua depois da publicidade

Um vizinho relatou à Rádio Atual FM que os bandidos estavam encapuzados e gritavam para os PMs saírem para fora do posto policial:

“Queremos vocês aqui fora!”, diziam os assaltantes aos policiais, que chamaram apoio de Concórdia, mas a quadrilha fugiu antes da chegada do reforço.

Ninguém foi preso. Os ladrões não teriam conseguido levar dinheiro do Banco do Brasil. O que intriga os PMs locais é que no dia anterior foi encontrado na cidade um veículo Kangoo furtado na cidade de Gaurama (RS). Nesta marugada também foi furtada uma Ducato em Irani.

Deic é acionada

O ataque em Irani já é de conhecimento de policiais civis da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic) em Florianópolis, que trocam informações com a polícia local do Meio-Oeste.

Continua depois da publicidade

Ainda não há informações sobre os assaltantes, mas a suspeita é que seja quadrilha do Rio Grande do Sul ou Paraná.

Vídeo: assista ao momento da explosão

Onda de ataques em cidades pequenas

Ataques violentos a bancos em cidades do interior do Estado voltaram a ser registrados este ano em Santa Catarina.

No dia 5 de maio, em Seara, também no Meio-Oeste, uma quadrilha explodiu o cofre do Banco do Brasil e trocou tiros com a PM. Um dos disparos atingiu o colete de um cabo da PM. Moradores foram acordados de madrugada no Centro pelas rajadas de armas longas e filmaram parte da ação.

Em Campo Alegre, no planalto Norte, bandidos também atiraram contra a base da Polícia Militar, na madrugada de 24 de abril.

Continua depois da publicidade

Ao menos cinco assaltantes armados de fuzis atingiram a unidade com 54 tiros. “Ninguém sai, nem pela frente nem pelos fundos”, gritaram os criminosos aos PMs na época, enquanto parte da quadrilha seguiu para a agência do Banco do Brasil, ao lado do posto da PM, e explodiu os caixas eletrônicos.

No dia 1º de abril, de madrugada, seis assaltantes atiraram contra policiais militares durante ataque contra o Banco do Brasil de Santa Cecília, na Serra.

Os PMs não conseguiram reagir. No Sul do Estado também houve casos de explosões a caixas eletrônicos, mas uma quadrilha foi presa recentemente.