Protetor solar, bronzeador, bloqueador, FPS, UVA, UVB… São tantos produtos e siglas que é fácil confundir, não é? Donna preparou um manual para ajudar a descobrir o produto ideal para seu tipo de pele.
Continua depois da publicidade
Mais para enfrentar os dias quentes:
:: 9 maneiras de prevenir danos do calorão na pele e nos cabelos
:: Como evitar os danos causados pelo ar-condicionado
:: Sem derreter! 50 sugestões de looks fresquinhos para o verão
Continua depois da publicidade
:: UVA x UVB
O raio UVB penetra apenas nas camadas mais superficiais da pele. É ele que causa as queimaduras em quem não usou a proteção adequada, mas também é o responsável pela produção da melanina e da vitamina D.. O UVA vai mais além, agindo em camadas mais profundas e causando aqueles estragos que você não vê na hora, mas sente com o passar de anos e anos sem proteção, como envelhecimento precoce e manchas. É ele que faz com que o pigmento melanina se combine com o oxigênio e produza o bronzeado, que a mulherada ama. E por que o filtro solar é indispensável? As duas podem causar o fotoenvelhecimento e câncer de pele.
:: Fator de Proteção Solar (FPS)
Determina quantas vezes mais sua pele pode permanecer no sol sem ficar vermelha. Em outras palavras, o quanto você está protegida contra os raios UVB.
:: Bronzeador
Como o próprio nome diz, a função desse produto é bronzear a pele, e não proteger. Ele melhora a performance do sol e barra parte da irradiação. Em resumo: o produto otimiza a queima das células para um bronzeado mais rápido.
Mas, mesmo que o seu objetivo seja ficar com a pele dourada, não deixe de passar o filtro solar. É ele que garante que sua pele ficará protegida dos raios solares depois que a cor for embora.
Continua depois da publicidade
Sugestão dourada: alguns bronzeadores têm aloe vera, vitaminas A e E e pantenol, o que ajuda na hidratação da pele.

:: Bloqueador
Diferente do protetor solar, o bloqueador reflete a radiação UV e apresentam geralmente, óxido de zinco ou dióxido de titânio, em sua composição. O produto protege da radiação UVA e UVB. Quando aplicado, o produto deixa a pele esbranquiçada e opaca e inibe o bronzeado.
Os bloqueadores solares costumam ser usados por pessoas muito claras e de pele sensível, ou em áreas localizadas após cirurgias. Também é recomendado por dermatologistas para quem fez peeling.
:: Protetor
Enquanto o bloqueador reflete a radiação, os protetores possuem componentes que absorvem os raios UVA e UVB e os transformam em luz visível, inofensiva pra pele.
Continua depois da publicidade
Para o dia a dia, o recomendado é que se use protetor solar com FPS entre 15 e 20. Já para a praia, pessoas com pele morena e negra podem usar produtos com FPS 30, enquanto para as de pele clara o ideal é acima de 50.
#Dicas
– Reaplique com intervalos de uma hora e meia a duas horas, que é quando o produto começa a perder a eficiência na pele
– O produto deve ser aplicado com a pele seca e sempre 30 minutos antes de se expor ao sol
Se você tem pele seca ou mista
– Escolha produtos em creme ou loção
Se você tem pele oleosa
– Prefira produtos em gel ou oil-free, para evitar o aparecimento de espinhas e o “brilho” característico desse tipo de pele
Não dispensa make?
Se você não sai de casa sem maquiagem, pode aliar os cuidados de beauté com a proteção contra os raios solares. Antes de se maquiar, aplique um filtro solar de sua preferência. Há opções no mercado de toque seco, que facilitam o processo.
Continua depois da publicidade
Também estão disponíveis nas prateleiras bloqueadores com coloração de base ou na forma de hidratantes. Prefira sempre os com FPS 15 ou mais altos.
:: Qual é o seu protetor?
FPS 15: pessoas que costumam se bronzear e às vezes ficam vermelhas
FPS 30: pessoas que costumam se bronzear e quase sempre ficam vermelhas
FPS 60: pessoas que quase nunca se expõem ao sol e sempre ficam vermelhas
É curioso
– O verão representa 80% das vendas de protetor solar. A maior procura se concentra entre a semana do Natal e a do Carnaval.
– O gasto médio anual com protetores fica na casa dos R$ 35.