Seja para as sortudas que vão curtir as férias na praia ou para quem vai encarar os dias quentes na cidade, o verão exige cuidados redobrados quando o assunto é beleza. Além do protetor solar diário e da garrafinha de água sempre a mão, várias outras medidas simples te ajudam a encarar os dias quentes e manter pele e cabelos poderosos.
Continua depois da publicidade
Mais para enfrentar os dias de calor:
:: 5 itens que salvam o glamour em épocas quentes
:: Sem derreter no escritório: 5 looks para ir trabalhar
:: 5 receitas de água saborizada para se manter hidratada
Continua depois da publicidade
Quer saber como prevenir os danos do calorão? Confira nosso guia de sobrevivência de beleza:
:: Para a pele

Tchau, espinhas!
Quem sofre com a acne pode até perceber uma leve melhora nos primeiros dias de exposição ao sol, mas com o passar do tempo o problema pode voltar com mais intensidade. É que, com o aumento da produção sebácea e o suor, a pele tente a ficar mais oleosa.
Para prevenir, invista em protetores e cremes específicos para o seu tipo de pele – se houver versões em gel dos produtos, são as mais indicadas. Se as incômodas espinhas aparecerem, reforce a rotina de higienização com um sabonete adequado. Mas cuidado: é importante que o rosto não seja lavado mais de duas vezes ao dia para não sofrer com o famoso efeito rebote. Durante o dia, lencinhos umedecidos ajudam a controlar a oleosidade.
Lábios poderosos
Assim como o cabelo e a pele, os lábios também precisam de proteção especial nos dias de calorão. Para evitar o efeito rachado, não esqueça de passar protetores labiais ou batons que contenham filtro solar. E nada de arrancar a pele ou passar a língua para umedecer os lábios, hein! Como a saliva é ácida, a região fica ainda mais ressecada.

Sem torrão
Nunca é demais relembrar o quanto o protetor solar é importante, não é? Além de evitar se expôr ao sol entre as 10h e 16h, não esqueça de repor o produto a cada duas horas.
Continua depois da publicidade
Queimou demais? Tem que hidratar! Além da garrafinha de água, sua nova melhor amiga, não esqueça de levar na bolsa de praia cremes pós-sol e hidratantes. Se a ardência for muito forte, dermatologistas recomendam colocar uma toalha úmida sobre a área queimada. Caso o incômoda persista, o ideal é procurar seu dermatologista.
Proteção extra
Áreas mais ressecadas como pés, cotovelos e joelhos merecem atenção especial no verão. Vale investir em hidratação intensa, como a que creminhos milagrosos tipo os DD Cream (daily defense cream) oferecem. Além de acabar com a sensação de pele áspera, previne estrias e rachaduras.
Que tal um gelinho?
Você já está cansada de saber que é importante beber muita água, não é? Mas que tal a bebida em forma sólida para ajudar a driblar o calorão? O cubo de gelo – ou água bem gelada, se preferir – ajuda a fechar os poros e reduz a oleosidade da pele.
:: Para o cabelo
Proteja os fios
Mais fácil do que correr atrás do prejuízo depois do verão é investir em prevenção. Antes de se jogar na piscina ou correr para a praia, aplique protetor solar específico para as madeixas. Os ideais são os produtos em spray ou creme para pentear com filtro UV.
Continua depois da publicidade
Quando sair da água, evite prender os cabelos enquanto estiverem úmidos, pois pode ocasionar a quebra dos fios. E sem dar férias para a hidratação, hein? Vale investir nos creminhos em casa mesmo, pelo menos uma vez na semana.

Não esqueça do chapéu!
Chapéus são itens quase indispensáveis na bolsa de praia, não é? Além de proteger seu rosto dos raios solares, o acessório também evita a exposição excessiva dos fios. Dica: o modelo queridinho da vez para desfilar na beira da praia é o chapéu Panamá. Protegida e estilosa!
Sem efeito hulk
Quem adora passar a tarde na piscina pode se surpreender com o tom esverdeado nos fios. E engana-se quem pensa que o efeito verde é exclusividade das loiras. Graças ao cloro e ao sulfato de cobre, algicida usado comumente para tratar a água, as madeixas que já estão um pouco ressecadas podem acabar ganhando a coloração esquisita.
Para evitar, aplique um leave-in assim que sair da piscina. Se o efeito persistir, umedeça os fios com um copo de leite integral, repetindo a operação se necessário.
Continua depois da publicidade

No banho
Ainda que você tenha seguido todas as nossas dicas anteriores, não dispense o condicionador. Vale também reforçar a hidratação com uma máscara capilar antes do produto. Mais concentrada em ativos, ela complementa o efeito do primeiro, mas deixa a cutícula dos fios aberta – elas devem ser fechada com o condicionador. No chuveiro, evite a água muito quente e finalize o processo com um jato de água fria. Se puder evitar o secador de cabelos, melhor. O ideal é que as madeixas fiquem soltas de três a seis horas depois de lavar para que não fique opaco ou quebradiço.