Pelo menos 100 pessoas se reuniram e saíram em passeata na tarde deste domingo pela parte sul da Praia Brava em Itajaí. São os apoiadores do Praia Brava Mais Segura, movimento criado no Facebook com milhares de adeptos que pede a criação de medidas que deem mais segurança aos moradores. Grande parte dos participantes usava camisetas com a foto do surfista Bruno Rossato, o alemão, morto na madrugada do último dia 30 na região.

Continua depois da publicidade

Além de homenagear a memória de Rossato, cujo assassinato está sendo apurado pela Divisão de Investigações Criminais (DIC), a manifestação teve como finalidade pressionar autoridades. Os moradores querem, agora, que o projeto da Guarda Armada saia do papel. Querem também que medidas emergenciais sejam tomadas para o bairro.

O presidente do Conseg Brava, Galeno de Castro, informou que uma reunião está marcada para a próxima terça-feira na Secretaria de Desenvolvimento regional de Itajaí. Além de representantes da comunidade, membros das polícias Civil e Militar devem participar do encontro.

De acordo com o organizador do movimento na internet, Eric Pereira Machado, os moradores querem uma resposta das autoridades em até 24 horas a partir da reunião. Do contrário novos protestos serão marcados. De qualquer modo uma nova manifestação está prevista para o próximo sábado.

Continua depois da publicidade

Os moradores pedem que o bairro seja melhor assistido no quesito segurança. Dizem que especialmente durante a noite a região é esquecida e com a quantidade de bares e restaurantes os frequentadores ficam expostos.

– Temo muito pelos jovens que frequentam a região à noite – diz Castro.

Os manifestantes se concentraram na rua Delfim de Pádua Peixoto e pouco antes das 16h saíram caminhando. Levavam faixas com a foto de Rossato estampada, cartazes e flores nas mãos. Seguiram até o fim da rua e continuaram a passeata pela orla.

Quem aproveitou o domingo ensolarado para curtir a praia apoiou o grupo com gritos e aplausos. Alguns esperaram justamente para se juntar a eles.

Continua depois da publicidade